Desenvolvimento da resistência aeróbia durante as aulas de Educação Física: de que forma, as aulas de Educação Física contribuem para o desenvolvimento da resistência aeróbia dos alunos?

Data
2017-06-21
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente Relatório de Estágio serve como síntese de todas as aprendizagens decorridas no ano letivo, fazendo assim parte do plano de estudos do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, baseado na prática pedagógica exercida no Agrupamento de Escolas Dr. João de Araújo Correia, no presente ano letivo, com uma turma de 8º ano. Neste segundo relatório, como no relatório anterior pretende-se comprovar os conhecimentos adquiridos através da prática pedagógica. Assim, será feita uma contextualização final da prática pedagógica e uma reflexão sobre a mesma. Ou seja, numa primeira parte serão descritas as atividades desenvolvida e posteriormente será feita uma reflexão sobre as dificuldades sentidas, a atitude ético-profissional e a formação que não foram ou apenas foram percetíveis após o I relatório. Ainda, durante o ano letivo como tema de estudo fui analisando o desenvolvimento da resistência aeróbia dos alunos ao longo das aulas de educação física, realizando várias repetições do teste fitnessgram, numa amostra de 25 alunos, dos quais 16 eram do sexo masculino e 9 do sexo feminino. Apresentando uma média de idades de 12,96, com um desvio padrão de 0,73, onde 72% pratica atividade física extracurricular e 28% não pratica. Os resultados revelados, considerando uma amostra relativamente reduzida, comprovam de fato uma melhoria no Vo2max dos intervenientes, devido às aulas de educação física.
The Training Report this serves as a synthesis of all elapsed learning in the school year, thus part of the Master course syllabus in Teaching Physical Education of Primary and Secondary Education, based on pedagogical practice exercised in Dr. Group of Schools João de Araújo Correia, in this school year, with a group of 8th grade. In this second report, as in the previous report is intended to demonstrate the knowledge gained through teaching practice. Thus, there will be an end contextualization of teaching practice and reflection on it. That is, in the first part will describe the activities developed and will be subsequently made a reflection on the difficulties experienced, ethical and professional attitude and training that were not or were only noticeable after I report. Still, during the school year as a subject of study was analyzing the development of endurance of pupils across the physical education classes, performing several repetitions of Fitnessgram test on a sample of 25 students, of which 16 were male and 9 women. With an average age of 12.96, with a standard deviation of 0.73, where 72% practice extracurricular physical activity and 28% do not practice. The results revealed, considering a relatively small sample, show indeed an improvement in VO2max of players, because of the physical education classes.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Aulas , Estágios pedagógicos , Resistência aeróbia
Citação