O trabalho de projeto na educação pré-escolar: um estudo sobre as plantas

Data
2016-12-02
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório dissertativo pretende descrever e fundamentar o estudo desenvolvido, durante o estágio pedagógico em Educação Pré-Escolar, realizado no Jardim-de-Infância nº1 de São Vicente de Paula. O tema do projeto é “Um Estudo sobre as Plantas”, insere-se na área do Conhecimento do Mundo, e surgiu a partir de um interesse comum a todo o grupo de crianças, de explorar e investigar a vida de uma planta. O desenvolvimento do mesmo teve como objetivo clarificar e dar resposta às dúvidas que as crianças manifestaram acerca do tema, bem como, verificar se as atividades práticas são ou não um facilitador de aquisição de conhecimentos, na Educação Pré-Escolar. A metodologia utilizada foi a metodologia de projeto, foram seguidas todas as fases que a compõe. Na fase de arranque, foram auscultadas as ideias que cada criança tinha acerca das plantas, registámos aquilo que elas gostariam de descobrir, e apontámos possíveis formas de descoberta. A fase de pesquisa e produção, foram efetuadas pesquisas em diversas fontes de informação e registados os conhecimentos adquiridos, também realizámos atividades práticas e atividades experimentais. Foram apresentadas as conclusões observadas pelo grupo e avaliado todo o projeto. Verificámos que o educador tem um papel fundamental no processo de ensinoaprendizagem. Deve auscultar os interesses das crianças, e trabalhar no sentido de proporcionar à criança meios de pesquisa e experimentação, que a levem a tirar as suas próprias conclusões. No final do projeto assistimos a uma partilha dos conhecimentos adquiridos por parte das crianças com familiares, o que nos permitiu concluir que se as crianças forem envolvidas e responsabilizadas pelas suas aprendizagens, estarão muito mais motivadas para desenvolverem novas capacidades.
This dissertative report has the goal of describe and explain the study developed during the pedagogical training in Pre-school Education, held at the Pre-school nº1 de São Vicente de Paula. The theme of this project is "Study of Plants", which is part of the Knowledge of the World area, and emerged from a common interest to the whole group of children to explore and investigate the life of a plant. The development of this project aimed to clarify and respond to questions that children expressed on the subject, as well as to verify whether practical activities are or not a facilitator of knowledge acquisition in Pre-school Education. The methodology used was the project methodology, we followed all the phases that compose it. In the starting phase, we heard ideas that every child had about plants, we recorded what they would like to find out, and point possible ways of discovery. The phase of research and production, the research has been conducted on several sources of information and the gained knowledge was registed, also we held practices and experimental activities. The findings observed by the group were presented and the project was assessed. We found that the teacher plays a key role in the teaching-learning process. The teacher must listen to the interests of children, and work to provide the child means of research and experimentation, leading the child to draw their own conclusions. At the end of the project, we witnessed a sharing of knowledge acquired by children with relatives, which allowed us to conclude that if children are involved and accountable for their learning, they will be much more motivated to develop new capabilities.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar
Palavras-chave
Estágios pedagógicos , Educação pré-escolar , Metodologia , Trabalho de projeto , Ciências , Plantas
Citação