O impacto neuropsicomotor da capoeira em crianças e jovens com deficiência: um estudo de caso

Data
2023-05-29
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Resumo
Em função dos avanços conquistados a nível de inclusão socioeducacional, buscamos compreender melhores estratégias para o desenvolvimento de pessoas com deficiências. Nesse sentido, apesar da importância dessa temática, observa-se pouco investimento na tentativa de compreender como a capoeira poderia promover uma estimulação adequada para pessoas com deficiência intelectual (DI). Assim, surgiram as seguintes questões: a capoeira contribui para o desenvolvimento neuropsicomotor de pessoas com DI? Em que aspectos essa prática pode contribuir para o desenvolvimento de pessoas com esse diagnóstico? Os objetivos gerais foram: Verificar se capoeira contribui para o desenvolvimento neuropsicomotor de pessoas com deficiência intelectual; Identificar quais os impactos neuropsicomotores que uma intervenção de capoeira promove em pessoas com deficiência intelectual. A metodologia utilizada foi a avaliação psicomotora de Vitor da Fonseca (2012) para identificação do perfil psicomotor dos participantes (pré e pós-intervenção), tendo o estudo sido realizado com vinte crianças e jovens com diagnóstico de DI, dez participantes no grupo controle e dez no grupo de intervenção, os quais participaram em sessões de capoeira para estimulação das habilidades neuropsicomotoras. Foram também realizadas entrevistas a pais, professores e profissionais de psicologia e fisioterapia, para analisar a percepção que tiveram sobre o desenvolvimento dos participantes, e utilização do diário de bordo para o acompanhamento de cada sessão. Os resultados mostraram progressos no grupo de intervenção em todos os testes, em especial na noção de corpo e escore total. No diário de bordo, foi observado avanço comparando o início e final das sessões nas habilidades interpessoais, nas capacidades cognitivas e na destreza corporal. As entrevistas mostraram que pais, professores e profissionais consideram que a capoeira tem um impacto positivo nas habilidades de motricidade, nos aspectos psicológicos, sociais e aprendizagens escolares. Os dados obtidos permitem indicar que a capoeira tem um impacto positivo nas habilidades neuropsicomotoras de pessoas com deficiência intelectual.
Due to the advances made in terms of socio-educational inclusion, we seek to understand better strategies for the development of people with disabilities. In this sense, despite the importance of this theme, there is little investment in the attempt to understand how capoeira could promote adequate stimulation for people with intellectual disabilities - ID. Thus, the following questions arose: does capoeira contribute to the neuropsychomotor development of people with ID? In what aspects can this practice contribute to the development of people with this diagnosis? The general objective of the research was: To identify the neuropsychomotor impacts that a capoeira intervention promotes in people with ID. The methodology used was the psychomotor assessment by Vitor da Fonseca (2012) to identify the psychomotor profile of the participants (pre and post-intervention), and the study was carried out with twenty children and young people diagnosed with ID, ten participants in the control group and ten in the intervention group, who participated in capoeira sessions to stimulate neuropsychomotor skills. Interviews were also carried out with parents, teachers and psychology and physiotherapy professionals, to analyze their perception of the participants' development, and use of the logbook to monitor each session. The results showed progress in the intervention group in all tests, especially in the notion of body and total score. In the logbook, progress was observed comparing the beginning and end of the sessions in interpersonal skills, cognitive abilities and body dexterity. The interviews showed that parents, teachers and professionals consider that capoeira has a positive impact on motor skills, psychological and social aspects and school learning. The data obtained allow us to indicate that capoeira has a positive impact on the neuropsychomotor skills of people with intellectual disabilities.
Descrição
Tese submetida ao programa de doutoramento da Universidade Trás-Os-Montes e Alto Douro - UTAD, como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Ciências do Desporto
Palavras-chave
Capoeira. Desenvolvimento Neuropsicomotor
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