A utilização de estratégias de condicionamento operante em alunos com transtorno de défice de atenção com hiperatividade (TDAH)

Data
2014
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O objetivo geral deste estudo consistiu em perceber se o plano de intervenção no com o recurso a estratégias de reforço reduzia ou removia os comportamentos desadequados “na tarefa” e “fora da tarefa” num aluno com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade. Comparando o número de frequências de registo de comportamento observadas em Pré-teste e Pós-teste verificou-se, através da utilização do teste t-student, que a diferença entre as mesmas foi altamente significativa visto p<0,0001. Esta significância revelou o sucesso do plano reduzindo os comportamentos “Fora da Tarefa” e capacitando ainda mais o aparecimento de comportamentos “Na Tarefa”. Dentro dos comportamentos “Na Tarefa” houve também dados estatisticamente significativos (p<0,0001),utilizando o teste t-student, visto que os comportamentos hiperativos dentro desta categoria terem sido reduzidos e os adequados potenciados com sucesso. Foi possível concluir que o plano de intervenção com recurso a estratégias de reforço foi bem-sucedido melhorando o comportamento do aluno selecionado, provando que este tipo de estratégias é bastante útil na melhoria dos comportamentos disruptivos que muitas vezes afetam o desempenho escolar.
The aim of this study was to understand whether the intervention plan with the use of reinforcement strategies reduced or removed the inappropriate behavior "On Task" and "Off Task" in a student with Attention Deficit Disorder and Hyperactivity. Comparing the number of frequencies for registration of behavior observed in pre-test and post-test, using the t-test, it was found that the difference between them was highly significant as p <0.0001. This revealed significant success of the plan reducing behaviors "Off Task" and enabling further development of behavior "On Task". Within the behaviors "On task" data was also statistically significant (p <0.0001), using the t-test, whereas hyperactive behaviors within this category have been reduced and adequate successfully enhanced. It was concluded that the intervention plan using strategies of reinforcement was successful improving the behavior of the selected student, proving that this type of strategy is very useful in improving the disruptive behaviors that often affect school performance.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia, Especialização em Psicologia da Educação
Palavras-chave
Educação especial , Hiperatividade , Distúrbio de défice de atenção , Fora da tarefa , Na tarefa , TDAH
Citação