Comparação da intervenção pedagógica do treinador de voleibol, em diferentes níveis de competição do desporto escolar

Data
2010
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Nas etapas de formação do atleta é fundamental que os treinadores emitam frequentes instruções não só de forma a tornar a aprendizagem mais rápida aos seus alunos ou atletas, mas também de forma a elogiar a sua prestação, assinalando os pequenos progressos e o esforço demonstrado, nunca desprezando as características específicas do escalão a que os jovens atletas pertencem. De forma a concretizar este objectivo, pretendemos analisar a informação transmitida pelos Treinadores de formação do Voleibol, no que respeita à emissão de Feedback Pedagógico e à caracterização das intervenções pedagógicas sobre o Conteúdo Substantivo, sendo isto relacionado com a necessidade de aperfeiçoar, diversificar e promover a emissão pertinente de feedback pedagógico no treino. Do presente estudo fizeram parte 4 treinadores de Voleibol, do género Feminino (Iniciados, n=1, e Juvenis N=1) e do género Masculino (Infantis, n=1, Juvenis, n=1). Todas as equipas estavam inseridas no Clube de Voleibol do Desporto Escolar da Escola Secundaria Latino Coelho, de Lamego, no ano lectivo de 2009/2010. A produção deste estudo evidenciou o seguinte: 1) o FB Pedagógico emitido pelos treinadores de Voleibol, é preferencialmente “Positivo Avaliativo”, sendo que na Dimensão Conteúdo Substantivo é privilegiado o “remate”; 2) o FB Pedagógico emitido pelos treinadores é preferencialmente individualizado; 3) Os treinadores de ambos os géneros privilegiam o FB Pedagógico da Dimensão Objectivo; 4) Dentro do Conteúdo Substantivo do FB Pedagógico, os treinadores dão grande ênfase às habilidades Técnicas; 5) os treinadores privilegiam o “ataque” como acção de jogo a incidir durante os treinos.
In the formative stages of the athlete is essential that coaches not only issue frequent statements in order to make a fast learning to their students and athletes, but also in order to admire his performance, noting the small progress and effort shown, never despising the specific characteristics of the age group for that young athletes belong. In order to achieve this goal, we intend to analyze the information transmitted by the Volleyball training Coaches with issued information of Pedagogical feedback and to the characterization of educational interventions on the substantive content, being this related to the need to improve, diversify and promote relevant issued feedback on pedagogical training. From the present study, there were four coaches in Volleyball, female gender (Beginners, n = 1, and youth N = 1) males gender (Infant, n = 1, youth, n = 1). All teams were inserted into the Volleyball Club of School Sports from High School Latino Coelho, Lamego, in the academic year 2009/2010. The production of this study showed the following: 1) the Pedagogical FB issued by volleyball coaches, is preferably "positively assessed", being that, in the Substantive Contend Dimension the "shot" is privileged, 2) Pedagogical FB is preferentially emitted by individual trainers; 3) The coaches of both genders privilege FB Dimension Pedagogical Goal; 4) Within the Noun FB Pedagogical Content, coaches place great emphasis on Technical Skills; 5) Coaches emphasize the "attack" as the gameplay focus during workouts.
Descrição
Dissertação de mestrado em Ensino de Educação Física
Palavras-chave
Intervenção Pedagógica , Feedback Pedagógico , Treinador , Voleibol
Citação