A internet na educação pré-escolar: estudo de três Websites educativos portugueses

Data
2014-01-09
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Projetos de investigação
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Resumo
Atendendo que as tecnologias fazem actualmente parte do know how do desenvolvimento humano, tornou-se cada vez mais premente introduzir o sua utilização o mais precoce possível. Tal, levou à criação de programas informáticos destinados a todas as idades incluindo a idade pré-escolar. Partindo do pressuposto de que a sua criação obedece a regras educacionais adequadas a estas faixas etárias, decidimos efectuar um estudo que visou avaliar três websites portugueses desenvolvidos para a educação pré-escolar: Júnior, Portal dos Catraios e Eu Sei!. Esta investigação teve como objectivos gerais analisar os três websites e verificar se obedecem aos requisitos de qualidade necessários para poderem ser utilizados no ensino de crianças do pré-escolar. Neste âmbito estabelecemos objectivos específicos para a investigação e verificação do cumprimento de: - Princípios de identificação de websites; - Princípios de uso de websites - Princípios de apresentação de informação e de propostas de actividade para b a aprendizagem através de websites; - Princípios para a colaboração de utilizadores em websites; - Princípios de comunicação em websites. Para a avaliação dos websites construímos uma grelha de observação baseada nos critérios já citados para alcançar os objectivos específicos que foram considerados fundamentais em diversos estudos documentais. Através deste estudo concluímos que os três websites cumprem muitos dos requisitos fundamentais para a construção de uma ferramenta tecnológica adequada à educação pré-escolar. Contudo, a existência de certos erros e lacunas impedem o seu reconhecimento enquanto instrumentos de eficácia total.
Given that the technologies are currently part of the know how of the human development, it takes more and more imperious to insert its use as early as possible. This led to the creation of computer programmes designed for all ages, including preschool. Assuming that its creation obeys to the appropriate educational rules for these age groups, we decided to do a descriptive study that aimed to evaluate three portuguese websites developed for preschool education: Júnior, Portal dos Catraios and Eu Sei!. This research had as general goals to analyze these three websites and check if they obey to the necessary quality requirements in order to be used in teaching children of preschool. In this context we defined specific goals for the investigation and the websites evaluation: - Identification principles of the website; - Usability principles of the website; - Principles of presenting information and motion activity for learning of the b website; - Collaboration principles for users of the website; - Communication principles of the website. For the evaluation of the websites we built an observation table, based on the criteria previously mentioned, to achieve the specific goals that were considered fundamental to a diverse number of documental studies. Through this study we conclude that the three websites meet many of the fundamental requirements for the construction of an appropriate technological tool to preschool education. However, the existence of certain errors and gaps prevent its recognition as instruments of overall effectiveness.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Comunicação e Tecnologia Educativas
Palavras-chave
Internet , Educação pré-escolar , Websites
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