Supervisão pedagógica: um estudo exploratório de caso sobre as competências supervisivas exercidas numa escola profissional com sucesso escolar e profissional

Data
2012
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A supervisão pedagógica é normalmente investigadada em contextos de educação formal escolar, tendo como público alunos e professores do ensino regular. Neste estudo procuramos fazer uma análise dos princípios da supervisão e dos estilos de liderança num contexto escolar específico, numa escola profissional não pertencente ao Ministério da Educação e Ciência, cuja base metodológica assenta na educação formal, mas profissional. Apresentamos mais precisamente um estudo sobre o trabalho da equipa pedagógica dos cursos profissionais e da direção, numa escola profissional do norte de Portugal. Tentámos através do nosso estudo, observar e compreender as características fundamentais de liderança e supervisão, capazes de melhorar o nível de qualidade do mundo escolar, tendo em conta que é na escola em estudo o sucesso escolar e profissional dos alunos é evidente. Deste modo partimos de uma revisão dos conceitos de formação de professores, escolas profissionais, ensino profissional, supervisão e liderança para desenvolver o estudo empírico. Através desta investigação à luz da literatura pesquisada, podemos comprovar que as vertentes dos estilos de supervisão e de estilo de liderança aplicados nesta escola profissional determinam a autonomia na gestão curricular, na prática letiva e em várias áreas da docência, que por sua vez se refletem no sucesso escolar dos alunos e na sua empregabilidade.
Pedagogical supervision is usually studied in formal education contexts, having in mind public school students and teachers. In this study we try to do an analysis of the principles of supervision and leadership styles on a specific school context, in a vocational school, whose methodological basis is formal education, but also professional. This school does not belong to the Ministry of Education and Science. We present more precisely a study on the work of the pedagogical teachers team and the director of the vocational school in the North of Portugal. We have tried through our study, observe and understand the fundamental characteristics of leadership and supervision, able to improve the quality level of the school world, bearing in mind that in the studying school, the scholar and professional success of students is evident. In this way we set off a review of the concepts of teacher training, formation, vocational schools, vocational education, supervision and leadership to develop the empirical study. Doing this investigation in the light of literature researches, we can prove that the styles of supervision and leadership style features applied in this vocational school determine the autonomy in curriculum management, in daily teaching performance and in various areas of teaching, which is reflected in the students ' school success and their employability.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em supervisão Pedagógica
Palavras-chave
Supervisão pedagógica , Formação de professores , Ensino profissional , Liderança
Citação