Conceitos geométricos: a primeira abordagem no jardim de infância

Data
2016-12-06
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento procura, de forma fundamentada, apresentar a prática educativa desenvolvida em contexto de Prática de Ensino Supervisionada (Estágio I e II) em Educação Pré-Escolar no Jardim de Infância das Árvores. Desta forma, abordar-se-á um pouco da história da Educação Pré-Escolar em Portugal, dando-se relevo a documentos importantes para a prática do educador, caracterizar-se-á o contexto educativo onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada e, ainda, salientar-se-á a importância do papel da avaliação no Jardim de Infância. Neste relatório pretende-se, ainda, dar destaque à aprendizagem da geometria na Educação Pré-Escolar, tema que surgiu no decorrer da experiência de ensino e aprendizagem, e que será desenvolvido partindo de bases teóricas e práticas. Assim, procurar-se-á pôr em evidência atividades geométricas idealizadas para as crianças desenvolverem a utilização de múltiplas capacidades como a capacidade espacial, a de manipular objetos geométricos, a de aplicar os conhecimentos geométricos noutros contextos e a de organizar o raciocínio lógico-matemático.
This work seeks, with good reason, present educational practice developed in the context of Supervised Teaching Practice (Teacher Training I and II) in Pre-School Education in Kindergarten of Árvores. In such, it will be addressed some of the history of Pre-School Education in Portugal, giving relief to important documents to the practice of the educator, it will be characterized the educacional practice where the Supervised Teaching Practice was realized and it will be also noted the importance of the role of evaluation in Kindergarten. This report is intended to also highlight the learning of geometry in Pre-School education, a theme that emerged during the teaching and learning experience, and that will be developed starting from theoretical and practical bases. Thus, it will be sought to highlight geometric activities developed to the children, to develop the use of multiple skills such as spatial ability, to manipulate geometric objects, the geometric knowledge to apply in other contexts and to organize logical mathematical reasoning. Keywords: Nursery
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar
Palavras-chave
Educação pré-escolar , Geometria , Prática de ensino supervisionada
Citação