Relatório da prática de ensino supervisionada: realizado na Escola Secundaria Dr. Júlio Martins em Chaves

Data
2023-11-15
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A Prática de Ensino Supervisionada, suportada pelo estágio, permite que o aluno/professor viabilize propostas iluminadas pela teoria. Ao fazer essa reflexão sobre a prática pedagógica observada e ao mesmo tempo da própria prática, transforma o saber e reorganiza a sua identidade profissional, refletindo em melhorias na qualidade do ensino. Este documento surge no âmbito da unidade curricular Estágio, integrado no 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, e tem como finalidade a apresentação de todas as atividades desenvolvidas enquanto docente estagiário, assim como realizar uma reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido durante o ano letivo 2021/2022. No que diz respeito à lecionação, esta representou a base de todo o estágio pedagógico pois através das aulas práticas consegui adquirir capacidades e habilidades no ensino da Educação Física na escola e ultrapassar dificuldades inerentes ao cargo de docente, bem como perceber como interagir com os alunos de modo a proporcionar-lhes uma aprendizagem equitativa e uma programação de conteúdos e objetivos adaptados ao contexto das turmas. Nas questões relacionadas com a direção de turma, de modo geral permitiu a aprendizagem de como gerir a comunicação professores-encarregados de educação e na organização da turma, possibilitando um conhecimento mais aprofundado dos alunos em ambiente escolar (interno) e extraescolar (externo). O desporto escolar estimulou o espírito competitivo e a capacidade de preparar os alunos para a obtenção de resultados em contexto competitivo, numa perspetiva de treino desportivo. Durante o estágio, o professor estagiário procura colocar todos os seus conhecimentos adquiridos ao longo deste ciclo de estudos nas aulas e nas atividades escolares, e ao mesmo tempo enfrenta na prática a realidade numa escola, situação que apenas conhecia na teoria. Na escola consegue atestar por ele mesmo se tem competências essenciais para o desempenho do papel de docente, e esta prática de ensino possibilita errar, corrigir e validar as suas ações, mas acima de tudo permite a reflexão crítica numa perspetiva construtiva de modo a evoluir e ser um professor cada vez melhor no ensino da Educação Física. Este documento analisa e descreve todas as informações relativas a todo este processo ensino aprendizagem, representa o documento final na formação académica e de mestre no ensino da Educação Física nos ensinos básico e secundário.
The Supervised Teaching Practice, supported by the internship, allows the student/teacher to make proposals enlightened by theory viable. By reflecting on the pedagogical practice observed and at the same time on the practice itself, it transforms knowledge and reorganizes its professional identity, resulting in improvements in the quality of teaching. This document comes within the scope of the curricular unit Internship, integrated in the 2nd cycle of Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Vila Real, and aims to present all the activities carried out as a trainee teacher, as well as reflecting on all the work carried out during the 2021/2022 school year. About teaching, this represented the basis of the entire pedagogical internship because through practical classes I managed to acquire skills and abilities in teaching Physical Education at school and overcome difficulties inherent to the position of teacher, as well as to understand how to interact with students to provide them with equitable learning and a program of contents and objectives adapted to the context of the classes. On issues related to class management, in general, it allowed learning how to manage teacher-guardian communication and class organization, enabling a more in-depth knowledge of students in the school (internal) and extracurricular (external) environment. School sports stimulated the competitive spirit and the ability to prepare students to obtain results in a competitive context, from a sports training perspective. During the internship, the intern teacher tries to put all his knowledge acquired during this cycle of studies into classes and school activities, and at the same time faces the reality of a school in practice, a situation that he only knew in theory. At school, he manages to attest for himself whether he has essential skills for the performance of the role of teacher, and this teaching practice makes it possible to make mistakes, correct and validate his actions, but above all it allows critical reflection in a constructive perspective to evolve and to be an increasingly better teacher in the teaching of Physical Education. This document analyzes and describes all the information relating to this entire teaching-learning process, it represents the final document in academic and master’s in Physical Education teaching in basic and secondary education.
Descrição
Palavras-chave
Alunos , Educação Física
Citação