Burnout em estudantes universitários e relação com o autoconceito e desempenho académico

Data
2023-11-16
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Do ponto de vista da psicologia da educação e da psicologia do desenvolvimento considera-se necessária a existência de gabinetes de apoio nas universidades que melhorem a forma como os alunos estudam, fornecendo-lhes ferramentas e estratégias de estudo mais eficazes, com o objetivo de prevenir e combater o burnout. Esta problemática assume pertinência pela necessidade em prevenir e combater o burnout nas universidades. O burnout assume várias formas que devem ser compreendidas, para que se perceba a problemática em questão: como se desenvolve o burnout; como se manifesta; qual o seu impacto nos estudantes do ensino superior. Em termos metodológicos foi desenvolvida uma revisão de literatura, onde se incluíram 20 artigos mediante os critérios de inclusão e de exclusão estipulados com as palavras-chave: “burnout”, “estudantes”, “universidade”; “autoconceito”; “desempenho académico”. As principais conclusões apontaram para o burnout como um preditor de efeitos negativos, nomeadamente ao nível do autoconceito, do desempenho académico e da motivação dos estudantes universitários.
From the point of view of educational psychology and developmental psychology, it is considered necessary to have support offices in universities that improve the way students study, providing them with more effective study tools and strategies, with the aim of preventing and combat burnout. This issue is relevant due to the need to prevent and combat burnout in universities. Burnout takes several forms that must be understood, in order to understand the problem in question: how burnout develops; how it manifests itself; What is its impact on higher education students? In methodological terms, a literature review was developed, which included 20 articles using the inclusion and exclusion criteria stipulated with the keywords: “burnout”, “students”, “university”; “self-concept”; "academic achievement". The main conclusions pointed to burnout as a predictor of negative effects, particularly in terms of selfconcept, academic performance and motivation of university students.
Descrição
Palavras-chave
Burnout , Estudantes , Universidade
Citação