Efeitos de um programa tutorial em estudantes universitários: como foi vivenciado o processo de mentoria pelos mentores?

Data
2017-03-22
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Resumo
Nos últimos anos, têm se verificado um aumento considerável relativamente ao número de estudantes que ingressa no sistema de ensino superior em Portugal. A transição do ensino secundário para o ensino superior acarreta exigências em diversos níveis, pessoal, social, académico e vocacional, para as quais nem sempre os jovens estão preparados. Neste sentido, torna-se imprescíndivel adotar estratégias de apoio e aprendizagem, nomeadamente, programas de tutoria. Neste contexto, o estudo centrou-se na análise das vivências do programa de tutoria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro dos estudantes mentores. Neste estudo, os objetivos pretendidos são os seguintes: (i) conhecer a opinião dos mentores sobre as razões que conduziram à participação no programa de tutoria da UTAD; (ii) conhecer a opinião dos mentores sobre o modo como vivenciaram a sua adaptação ao ensino superior; e (iii) conhecer a opinião dos mentores sobre o modo como vivenciaram a sua relação com os estudantes tutorados. Para a concretização destes objetivos, adotou-se pela abordagem qualitativa, através da realização de entrevistas semi-estruturadas, com recurso à técnica de análise de conteúdo para tratamento do material narrativo. Os participantes foram quatro estudantes mentores, sendo três do sexo feminino e um do sexo masculino, da Escola Superior de Enfermagem de Vila Real. Dos resultados obtidos, emergem como categorias: as vivências académicas, destacando-se o desenvolvimento psicossocial e a transição para o ensino superior; a adaptação ao ensino superior, abrangendo a natureza psicossocial e a natureza académica com ênfase na praxe académica como parte integradora e na situação de trabalhadores-estudantes; a ligação aos tutorados, relacionada com a proximidade e o distanciamento, sublinhando-se a importância da idade cronológica para a relação entre mentores e tutorados. Os resultados obtidos no estudo contribuíram para a clarificação da transição e adaptação ao ensino superior, bem como para fomentar as mais-valias que resultam da implementação do programa de tutoria e os aspectos nos quais se deve intervir de modo a melhorar o programa.
In recent years we have seen a considerable increase in the number of students who entered the higher education system in Portugal. The transition from secondary education to higher education entails requirements at different levels, personal, social, academic and vocational, for which not always young people are prepared. In this sense, it is important to adopt strategies to support learning and in particular mentoring programs. In this context, the study focused on the analysis of the mentoring program experiences the University of Trás-os- Montes and Alto Douro mentors students. In this study, the intended objectives are: (i) know the opinion of the mentors of the reasons that led to participation in the mentoring program UTAD; (Ii) know the opinion of the mentors on how experienced their adaptation to higher education; and (iii) know the opinion of the mentors on how experienced your relationship with tutored students. To achieve these objectives, it adopted the qualitative approach, by conducting semistructured interviews, using the content analysis technique for the treatment of narrative material. Participants were four mentors students, three female and one male, from Vila Real Nursing School. From the results emerge as categories: academic experiences, highlighting the psychosocial development and the transition to higher education; adaptation to higher education, including the psychosocial and academic nature with emphasis on academic practice as an integrating part and working students situation; connection to tutored related to proximity and distance, underlining the importance of chronological age for the relationship between mentors and tutored. The results obtained in the study contributed to the clarification of transition and adaptation to higher education, and to foster the capital gains resulting from the implementation of the mentoring program and the aspects on which to intervene to improve the program.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação
Palavras-chave
Ensino superior , Tutoria , Mentores
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