Liderança e gestão estratégica de pessoas na área do fitness: um estudo de caso

Data
2015-09-22
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Resumo
Com o aumento da conscientização das pessoas sobre saúde e atividade física, o mercado de fitness Brasileiro demonstra um crescimento impressionante, contudo o mercado não se mostra preparado para este aumento e o que se vê, é um misto de amadorismo com ideias ultrapassadas na gestão. Buscando aumentar e melhorar este profissionalismo necessitou compreender como o uso da gestão estratégica de pessoas pode aprimorar esse setor. No entanto, há uma escassez de estudos que relacionam gestão estratégica de pessoas a melhores resultados financeiros no segmento de fitness. Portanto, objetivou-se no presente estudo compreender a influência de construtos associados à gestão estratégica de pessoas nos resultados financeiros de uma empresa de fitness Brasileira. Este trabalho foi realizado como um estudo de caso único em uma grande rede de academias de ginástica Brasileira. Foi enviado um questionário aos gestores de nível médio e visando enriquecer a discussão foram feitas entrevistas com três diretores da empresa estudada. A análise dos dados foi feita em duas etapas. Na primeira etapa realizou-se uma análise fatorial exploratória com o objetivo de avaliar o poder de explicação da variância total do fator para as variáveis atribuídas à autonomia, à capacitação, à satisfação e aos resultados. Na segunda etapa foi analisada uma possível relação de causa e efeito entre as variáveis latentes, utilizando um modelo de regressão linear. Os resultados sugerem que não há uma relação de causa e efeito entre o grau de autonomia, capacitação e satisfação no trabalho com os resultados financeiros obtidos na empresa estudada.
As health and fitness awareness grows and an increasing number of people seek exercise, the Brazilian fitness market shows impressive growth, the market seems ill prepared to foster this increase, one can observe a mixture of amateurism and ill-fated and outdated management practices and the present paper aims at a better understanding of how better strategic human resource management might help this sector. Still, there is a shortage of studies that are specific the SHR management in the fitness industry. In that light this study tries to comprehend the influence and possibles financial outcomes of implementing more modern, and better, strategic human resource management tools and processes in a fitness company in Brazil. The study came to be as a unique case study that focused on one major chain of fitness centers in the country. A questionnaire was sent to the mid-level managers and interviews were held with three corporate Vice Presidents from the company under scrutiny. Data analysis was done in two steps. In the first stage there was an exploratory factor analysis in order to evaluate the explanatory power of the variance factor for the variables assigned to autonomy, training, satisfaction and results. In the second phase was analyzed a possible relationship of cause and effect between the latent variables using a linear regression model. The results suggest that there is no cause and effect relationship between the degree of job autonomy, job training and job satisfaction with the financial results in the company studied.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão
Palavras-chave
Centros de fitness , Gestão de recursos humanos , Brasil , Gestão estratégica , Liderança , Satisfação no trabalho
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