Métodos, estratégias e recursos de ensino aprendizagem de orientação construtivista utilizados na prática educativa

Data
2011
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente Relatório de Estágio, necessário para obtenção do grau de mestre em ensino de Biologia e Geologia do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola S/3 S. Pedro - Vila Real. Reflecte a prática lectiva realizada no ensino das Ciências Naturais e no ensino da Biologia e Geologia, ao nível do 9º e 10º anos de escolaridade, respectivamente. Pretende-se com este estudo fundamentar teoricamente as opções didácticas adoptadas na prática referentes a um conteúdo da Biologia e a um conteúdo da Geologia. Pretende-se também referenciar a importância do ensino das ciências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos e enfatizar os vários métodos, estratégias e recursos de ensinoaprendizagem aplicados, tendo sempre em conta o modelo aceite para o ensino das ciências, que se enquadra numa perspectiva construtivista de ensino-aprendizagem. Os métodos, estratégias e recursos seleccionados foram aplicados em dois conteúdos leccionados na prática pedagógica, sendo por isso elaborada a revisão bibliográfica dos temas “Noções Básicas da Hereditariedade” e “Sismologia e Estrutura interna da geosfera”, leccionados respectivamente, no 9º ano e 10º anos de escolaridade. Neste estudo é ainda apresentada uma Fundamentação da Prática Pedagógica desenvolvida na leccionação das unidades de ensino anteriormente referidas e uma Reflexão sobre a mesma. A reflexão apresentada pretende contribuir com aspectos sobre as estratégias, métodos e recursos utilizados, para que de alguma forma possam “servir” para o desenvolvimento profissional da autora e eventualmente a outras pessoas que queiram colocar em prática estes métodos, estratégias e recursos. Podem-se ainda encontrar as planificações sobre os temas mencionados, cuja elaboração resulta dos pressupostos teóricos do modelo construtivista e tendo também em conta os benefícios dos métodos, estratégias e recursos descritos.
This report stage, necessary to obtain the master's degree in teaching biology and geology of the 3rd cycle of Elementary and Secondary Education, was based on teaching practice held at School S/3 S. Pedro - Vila Real. It reflects the teaching practice held in the teaching of natural sciences and the teaching of Biology and Geology, at the 9th and 10th grade, respectively. The aim of this study was theoretically based educational options adopted in practice regarding the content of Biology and Geology of the content. We also intend to cite the importance of science education for personal and professional development of students and emphasize the various methods, strategies and resources for teaching and learning applied, taking into account the accepted model for the teaching of science, which fits a constructivist perspective of teaching and learning. The methods, strategies and resources selected were applied in two what is taught in teaching practice and is therefore prepared a literature review of issues "Basics of Heredity" and "Seismology and Internal Structure of the geosphere", taught respectively in year 9 and 10 years of schooling. This study is also provided justification for the teaching practices developed in the teaching of teaching units listed above, a reflection on it. The reflection presented aims to contribute to aspects of the strategies, methods and resources used, so that they can somehow "serving" for the professional development of the author and possibly others who want to practice these methods, strategies and resources. One can still find the lesson plans on the issues mentioned, whose production results of the theoretical assumptions of the constructivist model and also taking into account the benefits of the methods, strategies and resources described.
Descrição
Relatório de Estágio em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Palavras-chave
Citação