Relatório da prática de Ensino Supervisionada

Data
2023-04-20
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório está inserido na Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ano, do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este é patenteado como um dos requisitos para a aquisição do grau de Mestre, tendo como objetivo a descrição de todo o processo de evolução das competências para o desempenho docente em Educação Física (EF), no decorrer do ano letivo de 2021/2022, em particular. Este detém ainda como propósito a realização de uma reflexão acerca da intervenção em todas as áreas inerentes à prática profissional, em geral, estimulando a eficácia nos vários domínios dos saberes, como sejam a ação-investigação, a cogitação, a tomada de decisão, a gestão de conflitos e a permanente atualização e adaptação ao meio, permitindo uma melhoria sistemática na área de intervenção. No que respeita ao Estágio Pedagógico, este foi realizado no Agrupamento de Escolas Lousada Este, com a orientação pedagógica do Professor Hugo Romano e supervisão pelo Professor Doutor Nuno Domingos Garrido Nunes de Sousa. Esta etapa ajudou-me a refletir sobre algumas práticas e acontecimentos presentes no desenvolvimento das diferentes observações realizadas ao longo deste percurso, considerando-as fundamentais para o meu desenvolvimento e crescimento enquanto futuro docente, pois assim serei mais capaz de refletir sobre as minhas práticas.
This report is part of the Curricular Unit – Internship, integrated in the study plan of the 2nd year, 2nd cycle of studies in the Master of Teaching Physical Education of Basic and Secondary Education, of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD). This is patented as one of the requirements for the acquisition of the Master degree, aiming at describing the entire process of evolution of the competences for the teaching performance in Physical Education, during the academic year 2021/2022, this current year. It also aims to carry out the reflection about intervention in all areas inherent to professional practice, in general, thus stimulating effectiveness in the various fields of knowledge, such as action-research, cogitation, decision-making, conflict management and permanent updating and adaptation to the environment, allowing a systematic improvement in the area of intervention. The Pedagogical Internship was held at the Agrupamento de Escolas Lousada Este, under the pedagogical supervision of Hugo Romano and the Supervisor of the University, Nuno Domingos Garrido Nunes de Sousa. This step helped me to reflect on some practices and events present in the development of the different observations made along this path, considering them fundamental for my development and growth as a future teacher, as this way I will be better able to reflect on my practices.
Descrição
O presente trabalho consiste no Relatório da Prática De Ensino Supervisionada referente ao Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Estágio Pedagógico , Supervisão Pedagógica
Citação