Um ambiente virtual de aprendizagem na produção de texto na língua portuguesa: um estudo de caso em uma escola de educação básica

Data
2016-04-18
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente estudo buscou analisar a construção do conhecimento pela Produção de Texto, ensinada nas aulas de Língua Portuguesa, viabilizadas, também, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, em especial, a Plataforma Moodle. Nesse sentido, a fundamentação está na teoria sociointeracionista de Vygotsky, na qual ele afirma que a aprendizagem, primeiramente, se dá pela interação e, depois, por si só. Baseia-se, também, na teoria enunciativo-discursiva de Bakhtin, voltada para a escrita, em que se referenciam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Brasil. Posto isto, apresenta-se um estudo de caso, realizado em uma Escola de Educação Básica, especificamente, nas aulas de Língua Portuguesa. O objetivo foi investigar, se é possível unir os espaços virtual e presencial de ensino, em função de preparar o educando para viver em sua realidade tecnológica, utilizar da informação adquirida, discutir temas de forma crítica, refletir sobre o próprio conhecimento, aprendendo o que for necessário para aplicar nos diversos contextos que se apresentam na “Era Tecnológica”.
This study investigates the construction of knowledge by Text Production, taught in Portuguese classes, made possible also in a Virtual Learning Environment, in particular, the Moodle platform. In this sense, the reasoning is in sociointeractionist theory of Vygotsky, in which he asserts that learning, first, is given by the interaction and then alone. It is based also on the enunciative-discursive theory of Bakhtin, turned to writing, in which reference the National Curriculum Parameters (PCN) of Brazil. That said, it presents a case study in a School of Basic Education, specifically in Portuguese classes. The objective was to investigate if it is possible to combine the virtual and classroom spaces for teaching, according to prepare the student to live their technological reality, using the acquired information, discuss issues critically reflect on their own knowledge by learning what is needed to apply in different contexts that present themselves in the "Technological Age."
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Comunicação e Tecnologia Educativas
Palavras-chave
Língua portuguesa , Tecnologias da informação e comunicação , Produção textual , Plataforma moodle
Citação