A contribuição da supervisão entre pares para a aprendizagem dos alunos do 2º Ciclo de Ensino Básico num Agrupamento de Escolas do distrito de Bragança.

Data
2018-05-02
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Resumo
A presente pesquisa teve como principal objetivo “investigar a contribuição da Supervisão entre Pares para a aprendizagem dos alunos do 2º Ciclo de Ensino Básico, às disciplinas de Português e Matemática, num Agrupamento de Escolas do distrito de Bragança”. À diversidade da escola enquanto organização assim como as recentes alterações do Estatuto da Carreira Docente no âmbito da avaliação de desempenho assoma o conceito de supervisão pedagógica e introduz a componente avaliativa no trabalho docente, com repercussões na progressão da carreira. Estas alterações vêm reforçar a necessidade de cooperação entre os professores e reforçar as funções de coordenação aludindo a um trabalho docente que não pode ser, apenas, de natureza individual, mas de caráter colaborativo, direcionado à melhoria da escola enquanto instituição. Nestes normativos a figura do Coordenador de Departamento Curricular emerge com maior relevância e surge associada à supervisão entre pares e acompanhamento das práticas pedagógicas contribuindo para o desenvolvimento profissional de todos os professores e promovendo a reflexão sobre as mesmas. Foi nossa intenção ainda: Perceber o conceito de supervisão entre pares segundo os professores participantes. Identificar os objetivos da supervisão entre pares no entendimento dos professores entrevistados. Verificar a experiência dos entrevistados em processos de supervisão entre pares. Identificar as vantagens e desvantagens da supervisão entre pares de acordo com os inquiridos. Perceber o contributo do trabalho colaborativo segundo os entrevistados. Identificar o papel do Coordenador de Departamento Curricular no processo de supervisão entre pares, na perspetiva dos professores participantes no estudo. Verificar a opinião dos docentes sobre a importância da avaliação externa na implementação de práticas de supervisão de pares. Verificar o contributo da avaliação externa na melhoria dos resultados escolares segundo os inquiridos. No que se refere à abordagem metodológica, optamos por um estudo de natureza qualitativa, um estudo de caso, utilizando instrumentos de recolha de dados como a entrevista semiestruturada e os arquivos documentais. Os participantes no nosso estudo pertencem ao corpo docente do 2º Ciclo de Ensino Básico das disciplinas de Português e Matemática de um Agrupamento de Escolas do distrito de Bragança onde foram entrevistados sete professores. No processo de análise e interpretação dos dados recolhidos recorremos à análise de conteúdo segundo Bardin (2006). Desta análise resultou a seguinte principal conclusão: a realização de práticas de supervisão entre pares foi influente na melhoria das aprendizagens dos alunos do 2º Ciclo de Ensino Básico no agrupamento em estudo, particularmente, no ano letivo de 2016 e na disciplina de Português. Os resultados deste estudo permitem ainda concluir que a supervisão de pares contribuiu para a melhoria da prática docente, das práticas colaborativas e reflexivas, auxiliando e potenciando as aptidões específicas de cada professor caraterísticas necessárias à melhoria da qualidade da educação. Os professores participantes no estudo concebem a supervisão entre pares como um trabalho de colaboração, partilha de materiais e de estratégias de ensino com vista à melhoria das aprendizagens.
The present research had as main objective to “investigate the contribution of Peer Supervision for the learning of the students of the 2nd Cycle of Basic Education, to the disciplines of Portuguese and Mathematics, in a Grouping of Schools of the district of Bragança". To the diversity of the school as an organization as well as the recent changes in the Teaching Career Statute, in the scope of the performance evaluation, the concept of pedagogical supervision is introduced and it introduces the evaluation component in the teaching work, with repercussions on the career progression. These changes reinforce the need for cooperation between teachers and reinforce the coordination functions, alluding to a teaching work that can not only be of an individual nature, but of a collaborative nature, aimed at improving the school as an institution. In these norms the figure of the Curriculum Department Coordinator emerges with greater relevance and arises associated to the supervision between peers and accompaniment of the pedagogical practices and the contribution to the professional development of all the teachers promoting the reflection on them. It was our intention yet: Understand the concept of peer supervision according to the participating teachers.  Identify the objectives of peer supervision in the understanding of the teachers interviewed. Check the experience of the interviewees in peer supervision processes. Identify the advantages and disadvantages of peer supervision according to respondents. To perceive the contribution of the collaborative work according to the interviewees. Identify the role of the Curriculum Department Coordinator in the process of peer supervision, from the perspective of the teachers participating in the study. Check the opinion of teachers on the importance of external evaluation in the implementation of peer supervision practices. To verify the contribution of the external evaluation in the improvement of the school results according to the respondents. With regard to the methodological approach, we chose a qualitative study, a case study, using data collection instruments such as semi-structured interviews and documentary archives. The participants in our study belong to the teaching staff of the 2nd Cycle of Basic Education of the disciplines of Portuguese and Mathematics of a Grouping of Schools of the district of Bragança where seven teachers were interviewed. In the process of analysis and interpretation of the collected data we used content analysis according to Bardin (2006). This analysis resulted in the following main conclusion: the performance of peer-supervising practices was influential in improving the learning of the students of the 2nd Cycle Basic Education in the study group, particularly in the academic year of 2016 and in the Portuguese language. The results of this study also allow us to conclude that peer supervision contributed to the improvement of teaching practice, collaborative and reflexive practices, helping and enhancing the specific skills of each teacher, characteristics necessary to improve the quality of education. The teachers participating in the study conceive peer-to-peer supervision as collaborative work, material sharing and teaching strategies to improve learning.
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Palavras-chave
Supervisão entre pares , melhoria das aprendizagens , trabalho colaborativo , avaliação externa
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