Desenvolvimento do CRM “FITRAINER ®

Data
2022-06-08
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Projetos de investigação
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Resumo
As empresas do setor do treino físico personalizado, assim como qualquer outra empresa, devem possuir um sistema de gestão de clientes, de modo a simplificar e melhorar a sua relação. A gestão da relação com o cliente é um dos aspetos que mais tem evoluído nos últimos tempos. O setor do treino físico personalizado não é uma exceção. A gestão da relação com o cliente é, normalmente, efetuada através de um software de CRM (Customer Relationship Management). A “FITRAINER ®”, empresa do setor do treino físico personalizado, sentiu a necessidade de implementar um CRM à medida das suas necessidades, propondo o desenvolvimento de uma solução. Com o desenvolvimento deste trabalho pretende-se, por um lado estudar várias soluções existentes no mercado para o setor do treino físico personalizado e, por outro lado, a análise, especificação e desenvolvimento de uma solução à medida das necessidades do cliente, a “FITRAINER ®”, tirando partido da experiência de múltiplos anos no setor. Assim, numa primeira fase, iremos apresentar um pequeno estudo sobre sistemas CRM free e open source disponíveis no mercado e indicados para o uso neste setor e, numa segunda fase, será apresentada a solução encontrada e desenvolvida para o cliente, dado que não foi encontrada nenhuma solução satisfatória para o cliente. Sendo que o cliente pretendia uma personalização total do software ao nível de funcionalidades e o controlo dos processos de inserção e leitura de dados, onde nenhum dos softwares estudados possuía essas características. Para o desenvolvimento da solução à medida do cliente, o primeiro desafio foi efetuar o levantamento das necessidades reais do cliente. Após esta fase, foi possível efetuar o levantamento de requisitos e a restante modelação. Após este trabalho estar concluído, procedemos, de seguida, ao desenvolvimento de implementação do software de gestão de clientes e agendamento de treinos da marca FITRAINER ® associada ao treino físico personalizado. Com este sistema o cliente poderá fornecer aos seus clientes um atendimento mais individualizado e personalizado, tratando assim cada cliente de forma única. De referir também que o facto de os clientes poderem fazer as suas próprias marcações dos treinos simplifica bastante o trabalho de gestão de treinos por parte do nosso cliente.
Companies in the personalized physical training sector, like any other company, must have a customer management system in order to simplify and improve their relationship. Customer relationship management is one of the aspects that has evolved the most in recent times. The personalized fitness training industry is no exception. The management of the customer relationship is normally carried out through a CRM (Customer Relationship Management) software. “FITRAINER ®”, a company in the personalized physical training sector, felt the need to implement a CRM tailored to its needs, proposing the development of a solution. With the development of this work, it is intended, on the one hand, to study various solutions on the market for the personalized physical training sector and, on the other hand, the analysis, specification and development of a solution tailored to the customer's needs, the “FITRAINER ®”, taking advantage of the experience acquired over the years in the sector. Thus, in a first phase, we will present a small study on free and opensource CRM systems available on the market and indicated for use in this sector and, in a second phase, the solution found and developed for the client will be presented, since it was not found no satisfactory solution for the customer. Since the client wanted a total customization of the software in terms of functionalities and control of the processes of insertion and reading of data, where none of the studied software had these characteristics. For the development of the customized solution for the client, the first challenge was to carry out a survey of the real needs of the client. After this phase, it was possible to carry out the requirements gathering and the remaining modeling. After this work was concluded, we then proceeded to the development and implementation of the client management software and training schedule of the FITRAINER ® associated with personalized physical training. With this system, the customer will be able to provide their customers with a more individualized and personalized service, therefore treating each customer uniquely. It should also be noted that the fact that customers can make their own training appointments simplifies a lot the work of training management by our customer.
Descrição
Relatório de Projeto submetido à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática, elaborada sob a orientação do Prof. Doutor António Jorge Gonçalves de Gouveia, Professor Auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
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