Aprendizagem cooperativa no treino das competências sociais

Data
2011
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este estudo aborda uma temática de especial relevância para a vida em sociedade, já que cada vez mais se percebe o importante papel que as competências sociais desempenham na vida e nas interacções sociais dos indivíduos. Como é cada vez mais frequente o recurso a estratégias de ensino alternativas, faz todo o sentido estudar a forma como a aprendizagem cooperativa pode ser considerada ou não uma mais-valia para dotar os alunos de competências sociais. Estas competências são consideradas fundamentais para o seu desenvolvimento enquanto indivíduos. Neste sentido, a presente investigação apresenta como objectivo basilar verificar se a implementação de métodos de aprendizagem cooperativa produz ou não efeitos no desenvolvimento das competências sociais dos alunos. Assim, a primeira parte deste trabalho centrou-se na recolha de bibliografia, focando os principais conceitos inerentes a esta temática. No que respeita à segunda parte, são apresentados os principais resultados do estudo de caso, no qual participaram quatro alunos, do 5º ano de escolaridade, comparando os resultados obtidos nesta investigação com aqueles apontados pelos diversos autores constantes na revisão da literatura.
This study presents an issue of particular importance to social life. Now more than ever, people realize the important role that social skills have in the life and social interactions of individuals. As is increasingly common the use of alternative teaching strategies, makes sense to study how cooperative learning can be regarded as an asset to endow students with social skills. These skills are considered essentials to their development as individuals. In this sense, the main objective of this research is to verify if the implementation of cooperative learning methods produces or not an influence on the development of student’s social skills. So, the first part of this work focused on the collection of literature, focusing on key concepts inherent to this subject. The second part presents the main results of the case study, which was attended by four students from 5th grade, comparing the results of our study with the results listed in the literature reviews.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação
Palavras-chave
Aprendizagem cooperativa , Competência interpessoal
Citação