A avaliação da aptidão física através dos testes Fitnessgram numa turma do quinto ano escolaridade

Data
2017-02-23
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Resumo
Os novos equipamentos tecnológicos, como os computadores, e o fácil acesso à internet, a evolução dos meios de transporte, em particular do automóvel, ou ainda os equipamentos de que todos dispomos em casa tiveram como objetivo facilitar-nos a vida. No entanto, esses benefícios acarretam um fator de negatividade, ou seja, não temos o gasto energético que anteriormente a população tinha ao executar tarefas demoradas e árduas, que agora se fazem facilmente em poucos segundos ou minutos, diminuindo, assim, a nossa atividade física (AF) diária e consequentemente a nossa aptidão física (ApF). Os benefícios de uma AF praticada regularmente e bem orientada são evidentes e relacionam-se com a saúde, segundo a literatura. O presente relatório pretende caraterizar a ApF relacionada à saúde de uma turma de 5º ano de uma escola do ensino particular localizada no centro histórico da cidade de Leiria através da bateria de testes Fitnessgram, utilizando as médias e desvio padrão de cada teste por género. A turma realizou os testes em dois momentos do ano letivo 2014-15 com um intervalo de 4 meses. A amostra é constituída por 26 alunos (9 rapazes com média de idades 10.33 ±0.5 e 17 raparigas com 10.17±0.52 anos no momento da primeira avaliação). Os resultados mostraram que os rapazes no primeiro momento de realização dos testes apresentaram resultados médios abaixo da zona saudável de aptidão física (AZSAF) nos testes de extensão de braços, extensão do tronco e no teste de flexibilidade senta e alcança em ambos os lados. No segundo momento, melhoraram os resultados, atingindo a zona saudável de aptidão física (ZSAF) em todos os testes, exceto na extensão do tronco e no senta e alcança do lado esquerdo. As raparigas obtiveram resultados médios dentro do intervalo da ZSAF em todos os testes nos dois momentos. Pode concluir-se que os rapazes não se encontram na ZSAF em nenhum dos momentos, ao contrário das raparigas que, por apresentarem valores médios para a idade dentro da ZSAF, quer na primeira avaliação quer na segunda, encontram-se dentro da ZSAF nos dois momentos.
New technology, like computers and the easy access to the internet, the evolution on transportation, particularly on cars, or the equipment we all have at home are meant to make our lives easier. However, those benefits behold a negative side, since we do not spend as much energy as people used to when performing long lasting hard tasks that nowadays we can easily do in a few seconds or minutes. Therefore, our Physical Activity (PA) levels have decreased as well as our Physical Fitness (PF). The benefits of a frequent and well guided PA are evident and are related to our health, according to existing literature. This report aims to characterize the PF related to the health of a 5th grade class from a private school located in the historic centre of the city of Leiria through Fitnessgram battery using the averages and the standard deviation of every test by gender. The class performed the tests in two different moments during the school year 2014 to 2015 with a 4 months gap. The sample consisted of 26 students (9 boys with an average age of 10.33 ±0.5 and 17 girls with an average age of 10.17±0.52 at the time of the first evaluation). The results showed that in their first moment of evaluation boys showed Needs Improvement (NI) results on the tests 90º Push-Up, Trunk Lift and Back-Saver Sit and Reach on both sides. In the second evaluation moment they improved their results, reaching the Healthy Fitness Zone (HFZ) in all tests except for the Trunk Lift and the Back-Saver Sit and Reach on the left side. The girls achieved medium results within the HFZ interval in every test in both moments. One can conclude that boys are not in the medium HFZ at any time unlike girls who are within the HFZ in both moments for presenting average values for their age both in their first and second evaluation.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Atividade física , Aptidão física , Fitnessgram
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