Avaliação externa e práticas de ensino de Física e Química no ensino secundário

Data
2023-01-17
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Resumo
Desde há muito que os fracos resultados dos alunos no exame nacional na disciplina de Física e Química A (FQA) têm sido motivo de preocupação das entidades governamentais, escolares, Encarregados de Educação e até mesmo dos próprios alunos, que podem ver adiado o seu acesso ao ensino superior. Alguns estudos têm sido realizados para se perceber as razões que poderão levar a este insucesso evidenciado pelo baixo desempenho dos alunos no exame nacional. Também o presente estudo tenta compreender esse fenómeno abordando duas vertentes, uma relacionada com o exame nacional propriamente dito da disciplina de FQA, e outra com professores que lecionam a disciplina no ensino secundário. A metodologia utilizada foi de cariz quantitativo, seguindo-se um estudo de caso. O primeiro estudo abrangeu os registos das classificações obtidas pelos alunos nos itens do exame nacional da disciplina de FQA, de 2012 a 2016, realizados por todos os alunos durante esse período em Portugal Continental. O objetivo deste estudo foi perceber quais os temas/conteúdos que os alunos tiveram dificuldade em responder. Para isso criou-se uma base de dados a partir dos dados facilitados pelo Júri Nacional de Exames (JNE), onde se registaram as informações necessárias para o estudo. Para saber quais os temas/conteúdos com pior desempenho só foram contabilizadas as classificações com zero pontos, isto é, ou os alunos não responderam, ou a resposta estava completamente errada. Para o segundo estudo foram selecionadas escolas que tinham que seguir três parâmetros: a) que a média de escola fosse superior à média nacional nos cinco anos do estudo; b) que pelo menos em três dos cinco anos do estudo essa média tenha sido igual ou superior a 10 valores; c) que o número de alunos a realizar o exame de FQA nessas escolas fosse igual ou superior a 90 alunos em cada ano. Após essa análise foram selecionados três professores por escola apurada para serem entrevistados, com o intuito de compreender o que faziam de diferente nas suas práticas de ensino, para o bom desempenho dos seus alunos nos exames nacionais de FQA. Os resultados mostraram que existem quatro temas/conteúdos que os alunos têm maior dificuldade em responder corretamente e que são os seguintes: Elementos Químicos e sua Organização, Equilíbrio Químico, Energia e sua Conservação e Reações em sistemas aquosos. Também foram estes os temas mencionados pelos professores como sendo aqueles em que os alunos demonstram maiores dificuldades de compreensão em sala de aula. Os professores entrevistados, entre outras observações, referiram que as suas práticas de ensino são condicionadas pelos exames e que a falta de tempo para as suas práticas de ensino não permitem dar ao aluno tempo para assimilar os conteúdos e compreendê-los devidamente. Em relação à influência que as práticas de ensino têm no desempenho dos alunos no exame nacional e tendo em conta a análise realizada às respostas dos professores nas entrevistas, pode-se dizer que as práticas de ensino de certa forma influenciam o desempenho dos alunos nos exames nacionais. É de realçar que estes professores envolvem os seus alunos nas aprendizagens, levando-os a prestarem mais atenção à aula e a questionarem o professor no sentido de esclarecerem as suas dúvidas, promovendo assim o sucesso.
For a long time now, the poor performance of students in the national exam in the discipline of Physics and Chemistry has been a matter of preoccupation and concern to government entities, schools, parents, and even to the students themselves, who may see their entrance to university delayed. Some studies have been elaborated to understand the reasons that could lead to this failure, notorious for the low performance of students in the national exam. Also, this study tries to understand that phenomenon using two types of approach, one related to the national exam of Physics and Chemistry and another with teachers that teach the discipline in high school. The methodology used was of a quantitative nature, followed by a case study. The first study covered the records of the classifications obtained by the students in the answers to the national exam of Physics and Chemistry, from 2012 to 2016, these classifications were obtained by the students during this period in Continental Portugal. The objective of this study was to understand which themes/ contents students had difficulty answering. For this has been created a database from the data facilitated by the Júri Nacional de Exames (JNE), where the necessary information for the study was recorded. To know which themes/ contents had the worst performance, only the classifications with zero points were counted, that is, either the students did not respond or the answer was completely wrong. For the second study, schools selected had to follow three requirements: a) the grade average of the school needed to be higher than the national grade average in the five years of study; b) at least in three of the five years of study, the grade average of the school was equal or higher than 10 values; c) the number of students taking the national exam of Physics and Chemistry in those schools was equal or higher than 90 students each year. After this analysis, three teachers were selected, in each chosen school, to be interviewed in order to understand what they did differently in their teaching practices, to explain the good performance of their students in the national exam of Physics and Chemistry. The results showed that there are four themes/contents which students have more difficulty answering correctly: Chemical elements and their organization; Chemical Balance; Energy and its conservation; and Reactions in aqueous systems. These themes were also mentioned by the teachers as being the ones in which their students show greater difficulties understanding in the classroom. Among other observations, the interviewed teachers mentioned that their teaching practices are conditioned by the exams, and the lack of time for their teaching practices does not allow the students to have time to assimilate the contents and properly understand them. Regarding the influence that the teaching practices have on the students’ performance in the national exam, and taking into account the analysis performed on the teacher’s responses in the interviews, it can be said that the teaching practices do influence, to a certain extent, the performance of the students in the national exams. It should be noted that these teachers involve their students in learning, leading them to pay more attention to the lesson and to question the teacher in order to clarify their doubts, thus promoting success.
Descrição
Tese de Doutoramento em Didática de Ciências e Tecnologias
Palavras-chave
Exame nacional , Temas/conteúdos
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