Comunicação Autárquica no Setor do Turismo: o caso da Câmara Municipal de Fafe

Data
2023-07-25
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Projetos de investigação
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Resumo
O relatório de estágio resulta de um estágio de 900 horas na Câmara Municipal de Fafe, mais precisamente no Gabinete de Comunicação e, ainda, da investigação sobre a comunicação autárquica no setor do turismo na Câmara Municipal de Fafe. Esta investigação tem como missão entender se a promoção turística da cidade de Fafe é uma preocupação/objetivo da comunicação autárquica do Município de Fafe. Assim sendo, este relatório inicia pela componente teórica, onde são definidos e contextualizados conceitos de investigação, nomeadamente, o marketing territorial, marca cidade, branding de destinos turísticos e de uma forma geral a comunicação estratégica. Posto isto, a investigação dá resposta a um conjunto de objetivos mais específicos, nomeadamente: conhecer de que forma a comunicação autárquica no setor do turismo tem sido feita pelo Município de Fafe; analisar a estratégia de comunicação do Município de Fafe; avaliar se esta comunicação tem sido eficaz; comparar a comunicação autárquica no setor do turismo feita pelo Município de Fafe com outros municípios da região com características semelhantes; conhecer o ponto de vista dos munícipes relativamente à comunicação autárquica no setor do turismo do Município de Fafe; averiguar se existe alguma lacuna/ponto fraco que possa ser melhorado, caso exista propor uma melhoria. Portanto, com o intuito de alcançar estes objetivos, foram realizadas entrevistas, tanto à vereadora responsável pelo pelouro do turismo e comunicação da Câmara Municipal de Fafe, como de duas autarquias da região (Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho). Além disso, foi feita a análise de conteúdo das redes sociais e website da autarquia de Fafe e um questionário por inquérito aos munícipes de Fafe. Neste relatório, foram analisados todos estes resultados, assim como, os dados estatísticos disponíveis no Instituto Nacional de Estatística (INE), dos últimos cinco anos (2017 a 2021), referentes à oferta e procura turística, tendo como finalidade averiguar se existiu um crescimento no fluxo turístico.
The internship report is the result of a 900-hour internship at the Municipality of Fafe, more precisely at the Communication Office, and also from the investigation into municipal communication in the tourism sector at the Municipality of Fafe. This investigation has the mission to understand if the tourist promotion of the city of Fafe is a concern/objective of the municipal communication of the Municipality of Fafe. Therefore, this report begins with the theoretical component, where research concepts are defined and contextualized, namely territorial marketing, city branding, branding of tourist destinations and strategic communication in general. That said, the investigation responds to a set of more specific objectives, namely: to know how municipal communication in the tourism sector has been carried out by the municipality of Fafe; analyze the communication strategy of the municipality of Fafe; assess whether this communication has been effective; compare municipal communication in the tourism sector made by the municipality of Fafe with other municipalities in the region with similar characteristics; to know the citizens' point of view regarding municipal communication in the tourism sector of the Municipality of Fafe; find out if there is any gap/weak point that can be improved, if so, propose an improvement. Therefore, in order to achieve these objectives, interviews were conducted with both the councilor responsible for tourism and communication at the City Council of Fafe, as well as two municipalities in the region (Póvoa de Lanhoso and Vieira do Minho). In addition, a content analysis of the social networks and website of the municipality of Fafe and a questionnaire by survey to the citizens of Fafe were carried out. In this report, all these results were analysed, as well as the statistical data available at the National Institute of Statistics (INE), for the last five years (2017 to 2021), referring to tourist supply and demand, with the aim of ascertaining whether there has been a growth in the tourist flow.
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Palavras-chave
Comunicação Autárquica , Turismo
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