Estilos de liderança: relação entre treinador e atleta no treino de desporto escolar

Data
2016-09-23
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professor estagiário durante este ano letivo, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. O objetivo principal deste documento é relatar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 11ºB; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre estilos de liderança percecionados pelos professores e alunos no treino de Desporto Escolar. As conclusões identificadas nesta pesquisa foram: 1º) o perfil ideal de um líder deve ser o de um profissional que estimule constantemente o seu grupo de atletas no sentido de melhorar seu rendimento (reforço); 2º) o líder deve apresentar uma excelência de conhecimentos sobre os aspectos técnicos e táticos da modalidade (treino-instrução) e 3º) para os atletas o líder deve adotar uma postura democrática em relação às decisões relacionadas com o grupo.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Professores , Estágios pedagógicos
Citação