A utilização da plataforma Escola Virtual no contexto do 1º ciclo do ensino básico: uma experiência na prática de ensino supervisionada

Data
2017
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Resumo
Este relatório visa descrever e analisar criticamente a importância da utilização de uma plataforma educativa digital, como a Escola Virtual, no processo de ensino e de aprendizagem. Durante um período de 4 meses (de outubro de 2015 até janeiro de 2016) de estágio no 4º ano de escolaridade verificámos que, independentemente da disciplina, os alunos demonstravam um maior interesse pela matéria e pelos exercícios a realizar sempre que se recorria à Escola Virtual. A motivação dos alunos foi evidente, assim como a atenção, o que facilitava a aprendizagem por parte dos alunos. Notou-se também uma maior participação por parte de todos os alunos nos diálogos entre a turma e a Estagiária sobre os diferentes temas trabalhados. O modelo de investigação utilizado foi o quantitativo, com uma natureza descritiva e interpretativa, baseado num estudo de caso. Assim, para auscultarmos a opinião dos 19 alunos do 4º ano de escolaridade relativamente a esta plataforma, bem como a sua reação perante este software educativo ao longo da prática de ensino supervisionada, optámos pela inquirição por questionário, elaborando um especificamente para o efeito. Ao realizarmos uma análise cuidada às respostas dadas pelos alunos no questionário que apresentámos, confirmámos aquilo que já esperávamos e que os alunos demonstraram ao longo da prática de ensino supervisionada, um grande interesse e motivação ao realizar exercícios com o recurso à Escola Virtual, ao visualizar os diversos vídeos que esta plataforma disponibiliza, tanto de apresentação dos conteúdos, como de introdução aos diferentes temas ou de sistematização dos principais conceitos. As justificações apresentadas pelos alunos prendem-se com o aspeto lúdico e motivador que os recursos desta plataforma apresentam. Portanto, a Escola Virtual é um recurso versátil, com enormes vantagens para o processo de ensino e de aprendizagem, sendo a sua integração na sala de aula comprovadamente recomendável, tal como aferimos na opinião dos alunos que consideram que “é mais divertido aprender assim” (aluno A) ou “é mais motivador” (aluno B).
This report aims to describe and critically analyze the importance of using a digital educational platform, such as the Virtual School, in the teaching and learning process. During a period of 4 months (from October 2015 to January 2016) of the 4th year of schooling we noticed that, regardless of the subject, the students showed a greater interest in the subject and in the exercises to be carried out whenever Virtual School. The motivation of the students was evident, as was the attention, which facilitated student learning. It was also noticed a greater participation by all the students in the dialogues between the class and the Trainee on the different subjects worked. The research model used was quantitative, with a descriptive and interpretive nature, based on a case study. Thus, in order to listen to the opinion of the 19 students about this platform, as well as their reaction to this educational software throughout supervised teaching practice, we opted for questionnaire inquiry, elaborating a specifically for this purpose. When we performed a careful analysis of the answers given by the students in the questionnaire we presented, we confirmed what we had already expected and that the students demonstrated throughout the supervised teaching practice, a great interest and motivation when performing exercises using the Virtual School, visualizing The various videos that this platform offers, both as a presentation of the content, as an introduction to the different themes or as a systematization of the main concepts. The justifications presented by the students are related to the playful and motivating aspect that the resources of this platform present. Therefore, the Virtual School is a versatile resource, with enormous advantages for the teaching and learning process, and its integration in the classroom is recommended, as we see in the opinion of students who consider that "it is more fun to learn" (Student A) or "is more motivating" (student B).
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Ensino básico 1º ciclo , Escola virtual , Prática de ensino supervisionada
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