Effectiveness of the differential learning approach in tactical knowledge of young basketball players

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O objetivo deste estudo consiste em avaliar as modificações agudas na carga interna, externa e no comportamento tático em jovens atletas de basquetebol, em jogos reduzidos através da utilização da abordagem da aprendizagem diferencial que permitirá avaliar a possibilidade de alterações agudas na carga interna, carga externa e comportamento tático. A amostra do estudo será composta por 8 atletas de basquetebol, rapazes, do escalão SUB 13 de nível regional. Serão realizadas três sessões em dias consecutivos, compostas por um pré teste, teste e pós teste. O grupo, utilizando diferentes formatos (4x4, 4x3 e 3x4). Cada sessão teve a duração de 15 minutos, onde realizam 22 situações de jogo reduzido diferentes por sessão de treino, com a duração de 4 minutos com 1 minutos de intervalo para o seguinte. As sessões foram realizadas no formato de 4x4 com uma duração de 6´. Os testes foram realizados num campo com as medidas oficias de basquetebol (28mx15m). De modo a recolher os dados da carga interna e externa e do comportamento tático, todos os jogadores estavam equipados com uma Unidade de Medida Inercial (IMU) de Banda Ultra Larga (UWB) com tecnologia de sistema de localização (WIMUPROTM, Realtrack Systems, Almería, Spain). Além da análise da variável relativa à carga interna, serão ainda analisadas variáveis relativas à carga externa e posicional (Índice de Exploração Espacial) Foi utilizado o Software SPSS para a análise estatística. No pós teste ocorreu maior distância percorrida a baixa velocidade, maior número e intensidade de acelerações, desacelerações, velocidade máxima, acelerações e desacelerações, acelerações e desacelerações de alta intensidade, aumento da variabilidade de frequência cardíaca e índice de exploração espacial. Além disso verificou-se uma menor distância percorrida e uma velocidade média menor. A utilização da aprendizagem diferencial parece gerar efeitos agudos significativos em diferentes variáveis de carga interna, externa e posicionais no jogo 4x4 em todo o campo. No entanto é necessário a realização de mais estudos, incluindo intervenções mais prolongadas no tempo e com grupos de controlo.
The aim of this study is to evaluate the acute changes on internal and external load as well as on tactical behaviour of young basketball athletes, using small sided games through the differential learning approach. The sample consisted in 8 male basketball athletes, from U13 of regional level. The use of the differential learning approach will allow to assess the possibility of acute changes in internal and external load and tactical behaviours. Three sessions will be held on three consecutive days, composed of a pre-test, test and post-test. The group plays the games in different formats (4x4, 4x3 and 3x4). Each session will last 15 minutes, in which they perform 22 different reduced games per training session, lasting 4 minutes with 1 minute apart for the next. Test sessions will be held in 4x4 format with a duration of 6 ́. The playing area will remain fixed, playing across the basketball court with measures 28 meters long by 15 meters wide. In order to collect the data of the variables under study, all players will carry an Ultra Broadband Inertial Measurement Unit (IMU) with location system technology (WIMUPROTM, Realtrack Systems, Almería, Spain). In addition to the analysis of the variable related to internal load, variables related to external load and positional (Spatial Exploration Index) will also be analyzed. The statistical analysis of the collected data will be performed through the use of the SPSS Software. In post-test occurred more distance covered at speeds below 6km/h, increased number of accelerations and decelerations, peak speed, peak accelerations and decelerations, high intensity accelerations and decelerations, heart rate and spatial exploration index. Also, lower distance covered and average speed were observed. The differential learning approach seems to generate significant acute effects in distinct variables (internal, external and positional) during 4v4 full-court game. However, further studies should be carried out, including longer interventions, and parallel group designs.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências do Desporto- Especialização em Jogos Desportivos Coletivos
Palavras-chave
Performance , aprendizagem diferencial
Citação