Bullying nas aulas de Educação Física

Data
2014-08-28
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Resumo
Bullying é um ato de violência física ou psicológica realizado de forma repetitiva, por um ou vários indivíduos. Tem como objetivo manter um desequilíbrio de poder, sentindo o agressor prazer em magoar a vítima. É uma das maiores preocupações dos alunos, dado que uma elevada percentagem já esteve envolvida em situações de violência. No caso da Educação Física, a ocorrência de agressões e, mesmo, de bullying podem verificar-se, devido à competitividade e vontade de ganhar por parte dos alunos. Neste estudo foram inquiridos 605 alunos de ambos os sexos do 2º e 3º ciclos de três escolas com características diferentes, do concelho da Amadora. O tratamento estatístico desta informação permitiu verificar a existência de níveis de agressividade nos alunos das três escolas e analisar a agressividade nas aulas de Educação Física (sua importância, sua caraterização quanto à frequência e forma e ao número de agressores, a caraterização dos agentes envolvidos, os momentos da aula em que ocorreu). Esta análise conduziu à identificação de atos de bullying e à tipificação dos episódios registados.
Bullying is an act of physical or psychological violence done repeatedly, by one or more individuals. It aims to maintain an imbalance of power that provides pleasure to the aggressor by hurting the victim. It is a major concern for students, since a high percentage of them as been involved in violent situations. In the case of Physical Education the occurrence of aggressions and even bullying may occur due to the competitiveness and desire to win by the students. In this study 605 students, of both genders, in the 2nd and 3rd cycles of three schools, with different characteristics, in the municipality of Amadora, were questioned. The statistical analysis of this information demonstrated the existence of levels of aggressiveness in the students of the three schools and allowed to analyze the aggressiveness in the physical education classes (its importance, its characterization in frequency and in the way and number of aggressors, the characterization of the factors involved, and the moments in the classroom in which these events occurred). This analysis led to the identification of bullying actions and to the typification of the recorded episodes.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Agressão , Agressividade , Agressor , Educação física , Bullies , Bullying
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