Estratégias de orientação construtivista no ensino das ciências: O papel do manual escolar

Data
2012
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente Relatório de Estágio, essencial para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, teve por base o estágio pedagógico realizado na Escola S/3 S. Pedro – Vila Real, ao nível dos 7.º e 11.º anos de escolaridade. Com o presente trabalho pretende-se: aprofundar conhecimentos sobre as unidades didáticas lecionadas, nomeadamente “Diversidade e Unidade de Vida”, “Vulcanismo e Atividade Interna da Terra”, “Evolução Biológica” e “ Rochas Metamórficas”, embora, como exemplo, sejam apresentadas as revisões bibliográficas de apenas duas unidades; planificar unidades de ensino de acordo com as orientações para o ensino das Ciências; analisar manuais escolares de Ciências da Natureza e de Biologia e Geologia tendo como referência diversos critérios de avaliação; refletir sobre as metodologias, estratégias e atividades aplicadas ao longo do estágio na Escola S. Pedro – Vila Real e sobre os aspetos negativos e positivos inerentes ao decurso da prática pedagógica. Ao longo deste relatório são apresentadas revisões bibliográficas relativas às unidades referidas anteriormente, as planificações sobre os temas mencionados e, ainda, uma fundamentação da prática pedagógica, onde se inclui a respetiva reflexão. Para além disto, é apresentada uma análise dos manuais escolares utilizados no decurso do estágio pedagógico, seguindo uma apreciação e avaliação através de diversos critérios. Este estudo inicia-se com uma análise global dos manuais referidos, através de um mapa de avaliação fornecido pelo Ministério da Educação. Segue-se uma análise mais pormenorizada de dois capítulos exemplificativos, que correspondem a unidades de ensino planificadas e lecionadas durante o estágio pedagógico, tendo por base quatro critérios de avaliação: referência às conceções alternativas dos alunos; referência à história da ciência; implicações sociais do conhecimento; e bibliografia recomendada.
This Internship Report, essential for obtaining a Master's degree in Teaching of Biology and Geology in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, was based on the teaching practice held at School S / 3 S. Pedro - Vila Real, at the 7th grade and 11th grade of schooling. The present work aims to increase knowledge about the teaching units taught, including "Diversity and Unity of Life", "Volcanism and the Earth Internal Activity", "Biological Evolution" and "Metamorphic Rocks", although, as an example, are submitted literature revisions for only two units; plan units of instruction in accordance with the guidelines for the teaching of science; analyze textbooks Natural Sciences and Biology and Geology by reference various evaluation criteria; reflect on the methodologies, strategies and activities applied along the stage in School S. Pedro - Vila Real and on the positive and negative aspects inherent in the course of teaching practice. Throughout this report are presented literature reviews, relating to the units mentioned above, unfolds on the topics mentioned and also a grounding of teaching practice, which includes the respective reflection. In addition, it is presented an analysis of textbooks used during the teaching practice, following an assessment and evaluation by various criteria. This study begins with a comprehensive analysis of these manuals, through an evaluation map provided by the Ministry of Education. Below is a more detailed analysis of two exemplary chapters, corresponding to teaching units planned and taught during the teaching practice, based on four criteria: reference to alternative conceptions of students; reference to the history of science, the social implications of knowledge and recommended bibliography.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Palavras-chave
Ensino das ciências , Prática pedagógica , Manuais escolares
Citação