Relatório da prática de ensino supervisionada no Agrupamento de Escola Diogo Cão – Vila Real 2020/2021

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Resumo
O presente documento surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professora estagiária durante este ano letivo 2020/2021, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Neste estágio decorreu no Agrupamento de Escolas Diogo Cão, situada na cidade de Vila Real, monitorizado pela professora Paula Liberal, sobre a supervisão do professor Paulo Vicente João, foram-me atribuídas duas turmas do 7º ano, A e, B compostas por 22 e 20 alunos e turma A do 8º ano constituída por 17 alunos. O propósito principal deste documento assenta na exposição de todas as atividades desempenhadas ao longo do ano letivo, mas acima de tudo na reflexão e análise de todas as vivências e problemáticas procurando expressar os processos desencadeados, as estratégias adotadas e competências adquiridas nesta fase que se espera ser de transformação tanto profissional como pessoal. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 8ºA; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar. O novo contexto ao qual fomos apresentados, representava incerteza e imprevisibilidade devido à situação pandémica que o país atravessa, COVID-19, e a necessidade de desenvolver a nossa capacidade de adaptação e intervenção eficiente e eficaz através do domínio de metodologias e estratégias que fossem ajustadas à nossa realidade foi a nossa maior preocupação. A Prática de Ensino Supervisionada tem um papel fundamental para o desenvolvimento do estagiário, no início surgiram bastantes dificuldades o que levou a alguma ansiedade, no entanto com o passar do tempo e com a ajuda de todos os intervenientes todas as dificuldades foram sendo superadas permitindo uma enorme evolução como professor, assim sendo todas as expetativas foram superadas tirando um balanço muito positivo em relação ao estágio uma vez que todas as propostas foram cumpridas. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre a comparação do nível da aptidão física nos alunos que praticaram Desporto Escolar/Federado com alunos que não têm vivências desportivas. Participaram neste estudo n=17 sujeitos, dos quais 8 eram atletas do Desporto Escolar/Federado e os restantes não atletas. Como instrumento de medida, utilizou-se a bateria de testes do Fitescola, sendo eles: Push up, Sit up, Front Lunges e Moutain Climbers. Para análise dos dados, optou-se pela estatística descritiva e comparativa: t-test, o nível de significância ficou estabelecido em 0,05. As conclusões identificadas nesta pesquisa foram que em relação aos componentes da potência dos membros, houve diferenças nas variáveis de força de membros superiores e força de membros inferiores a favor do grupo dos Alunos Atletas em relação ao grupo dos Alunos Não Atletas. Comparando os 4 testes realizados relativo o pré e o pós teste podemos observar que os Não Atletas melhoram os resultados enquanto que os Atletas regrediram na aptidão física. Porém, os resultados obtidos pelos Atletas são melhores comparativamente com os Não atletas. Em ambos os grupos, onde obtiveram melhor prestação foi no Mountain Climbers em contrapartida o exercício onde apresentaram piores resultados foi no Push Up. No que concerne ao papel do professor estagiário neste estudo, enquanto formador e professor baseou-se no desenvolvimento de novos hábitos/rotinas na disciplina de Educação Física de forma a evidenciar a importância das aulas de EF enquanto promotor da saúde.
This document has the objective of demonstrating my experience as an intern teacher during this academic year 2020/2021, destined to the Pedagogical Internship, introduced in the the Masters Degree of Physical Education Teaching in the Middle and High School Education of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Vila Real. This internship took place at the Diogo Cão School Group, located in the city of Vila Real, monitored by Teacher Paula Liberal, under the supervision of Professor Paulo Vicente João. I was assigned for two classes: B from 7th grade formed by 19 students and A from 8th grade which was initially constituted by 16 students. The main purpose of this document is not only based on the presentation of all activities performed during the school year, but above all, on the reflection and analysis of all experiences and problems, seeking to express the processes triggered, the strategies adopted and the skills acquired in this expected phase that are expected to be a professional and personal transformation. This report has four areas of intervention, which are: the tasks of an intern teacher in the teachinglearning process; the reflection of the supervised teaching practice carried out throughout the year; the characterization of the 8th grade A class; and finally, the activities developed in the school environment. The new context to which we were presented represented uncertainty and unpredictability due to the pandemic situation that the country was going through, COVID-19, and the need to develop our capacity of adaptation and efficiency and effectiveness of intervention through the use of methodologies and strategies that were adjusted to our reality, was our biggest concern. The Supervised Teaching Practice has a fundamental role for the development of the intern, in the beginning there were a lot of difficulties which led to some anxiety, nevertheless, over time and with the help of all the stakeholders, all difficulties were overcome allowing a huge evolution as a teacher, so all expectations were exceeded taking a very positive balance in relation to the internship once all proposals were fulfilled. For the strengthening of my academic development, this report also includes a study on the analogy of the level of physical fitness (Push Up, Sit Up, Moutain Climbers, Front Lunges) in the students who practiced / practice at school / are Federated in sports with students who do not have sporting experiences as well as equating school performance. n= 16 individuals participated in this study, 8 of which were School / Federated Sports athletes and the remaining non-athletes. As a measuring instrument, a FitEscola. For data analysis, descriptive and comparative statistics were chosen: t-test, the level of significance was set at 0.05. The conclusions identified in this research were that in relation to the components of the power of the limbs, there were differences in the variables of strength of upper limbs and strength of lower limbs in favor of the group of Student Athletes in relation to the group of Students Not Athletes. Comparing the 4 tests carried out relative to the pre and the post-test we can observe that the Non-Athletes improve the results while the Athletes regressed in the physical fitness. However, the results obtained by Athletes are better compared to Non-athletes. In both groups, where they obtained better performance, it was in Mountain Climbers, in contrast, the exercise where they presented the worst results was in Push Up. Regarding the role of the trainee teacher in this study, as a trainer and teacher, it was based on the development of new habits / routines in the Physical Education discipline in order to highlight the importance of PE classes as a health promoter.
Descrição
Relatório elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Estágio Pedagógico , Educação Física
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