A articulação curricular entre a educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: opiniões de professores sobre as aprendizagens dos alunos

Data
2013
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Uma vez que a articulação curricular entre níveis e ciclos de ensino se revela importante para a formação e para o sucesso educativo dos alunos, questionamos se professores do 1º ciclo do ensino básico consideram que as aprendizagens feitas pelos alunos na educação Pré-Escolar facilitam aquelas a serem realizadas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Para respondermos a esta questão, inquirimos, por questionário, professores do 1º ciclo do Ensino Básico de um agrupamento de escolas do distrito de Braga. Os resultados obtidos permitiram verificar que, sendo as opiniões dos professores pouco divergentes em relação à maioria das questões, uma grande percentagem deles concordou que as aprendizagens feitas na Educação Pré-Escolar facilitam aquelas a serem feitas no 1º Ciclo do Ensino Básico. Também ficou implícito o consenso dos inquiridos em relação à importância de um conceito que se revela cada vez mais pertinente e produtivo como é o da Articulação Curricular.
Since curricular articulation between levels and stages of education are of importance for the formation and for the educational success of students , we question whether teachers of the 1st cycle of basic education consider that the learning done by students in education Preschool facilitate those to be held on the 1st Cycle of Basic Education . To answer this question, inquire, questionnaire, teachers of the 1st cycle of basic education of a group of schools in the district of Braga. The results obtained showed that the opinions of teachers being little different compared to most of the questions , a large percentage of them agreed that the learning done in Preschool Education facilitate those to be made on the 1st Cycle of Basic Education . Also implicit was the consensus of the respondents regarding the importance of a concept that is becoming ever more relevant and productive as is the Joint Curriculum.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Pré-Escolar
Palavras-chave
Ensino básico primeiro ciclo , Currículos , Influências dos currículos da educação pré-escolar
Citação