Importância da planificação no Ensino da Informática

Data
2015
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório reporta-se ao estágio pedagógico realizado na escola Secundária c/ 3º Ciclo Camilo Castelo Branco, no ano letivo 2013/2014, no âmbito do mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A estrutura do relatório é composta pela caracterização do contexto em que decorreu o estágio, isto é, o meio, a escola e os alunos das turmas nas quais pude exercer a minha função, por uma componente teórica, com a revisão bibliográfica de conceitos relacionados com a planificação e o desenvolvimento profissional e pessoal do professor, e, por último, uma componente prática com a descrição e reflexão da prática pedagógica por mim desenvolvida. Nos dias de hoje, a escola é frequentada por alunos cada vez mais diferenciados, cultural e socialmente, que “exigem” currículos diferentes. Este facto exige dos professores uma planificação adequada das suas atividades pedagógicas de forma a poder responder a esta perspectiva. Neste sentido, a planificação desempenha um papel fundamental, pois é através desta que o currículo é adaptado aos diferentes grupos de alunos. Para conseguir realizar este objetivo, o professor tem de estar cada vez mais preparado e, nesta ordem de ideias, o seu desenvolvimento profissional e pessoal tem de ser continuamente desenvolvido para que seja possível atingir os objetivos a que a escola está “obrigada” socialmente, isto é, formar cidadãos que possam vir a desempenhar um papel relevante na sociedade. A prática pedagógica desenvolvida ao longo deste estágio permitiu-me perceber que a planificação realizada em função dos interesses e capacidades dos alunos reflete-se no processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, nos resultados conseguidos por estes.
The This following report is about my probation at Escola Secundária c/3 Camilo Castelo Branco, in the year 2013/2014, in the context of my master´s degree in computer science teaching at University of Trás-os-Montes e Alto Douro. The report´s frame is composite of the characterization of the context in which the probation as occurred, that´s to say, the environment, the school and the classes in which I developed my probation, by a theory component with the bibliographical revision of the concepts related with the planning, the teacher’s professional and personal development with the description and reflexion of my probation. At our days, there are very different types of students at schools; they have cultural and social different backgrounds that “need” a different curriculum. This fact demands the right planning of the pedagogic activities by the teachers in order to respond to this perspective. In this way, planning has a fundamental function because is through planning that the curriculum is adapted at different types of students. In order to achieve this goal, the teacher has to be even more prepared and so, his professional and personal development has to be always developed in order to achieve the goals that the school is “socially “ obliged, that´s to say, to educate citizens that may perform an important social role. The probation allowed me to understand that planning according the students capacities and interests reflects in the process of instruction – apprenticeship and, consequently, at their results.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Informática
Palavras-chave
Informática , Ensino/aprendizagem , Planificação
Citação