Relatório da prática de ensino supervisionada: realizado na Escola Secundária de Penafiel

Data
2023-11-27
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório surge da reflexão do Estágio Pedagógico (EP), realizado na Escola Secundária de Penafiel (ESP), no ano letivo 2022/2023, que integra o 2º ano do MEEFEBS na UTAD. O EP representa o culminar da formação académica, apresentando-se como um período para aprendermos conhecimentos diversificados que constituem os alicerces fundamentais para a vida de um professor. O principal objetivo deste documento é relatar todas as vivências resultantes do EP, bem como analisar as atividades concretizadas durante o ano letivo. Neste sentido, este relatório tem diversas áreas de intervenção tais como: a caracterização do meio envolvente; a relação com a comunidade escolar; as diversas tarefas do professor estagiário no processo de ensino-aprendizagem; as tarefas que contribuíram para melhorar a relação escola-meio; e por último, a reflexão crítica sobre todo o trabalho desenvolvido. Para a estabilização do desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre os níveis de Aptidão Física (ApF) em alunos com e sem Treino de Condição Física (TCF). Participaram neste estudo 39 alunos, provenientes da ESP, Portugal. A ApF foi avaliada com recurso ao FitEscola, constituído pelos testes de corrida vaivém, abdominais, impulsão horizontal, flexibilidade de membros inferiores e superiores e flexões de braços. As conclusões identificadas nesta pesquisa demonstraram que na 2.ª aplicação dos testes FitEscola o Grupo de Intervenção (GI) apresentou uma melhoria relativamente ao Grupo Controlo (GC). Assim, este estudo poderá alertar os professores de EF em várias escolas do país, a disponibilizar tempo em todas as suas aulas para o TCF, tendo em vista melhorar a ApF para a realização dos testes FitEscola e consequentemente a saúde e bem-estar dos alunos.
The present report is a result of my afterthought within the scope of my pedagogical training (EP), accomplished in Penafiel Secondary School (ESP), in the academic year 2022/23 which belongs to the 2nd year of the Master´s degree course “Teaching of Physical Education at basic and secondary education levels” in the University of Trásos-Montes e Alto Douro (UTAD).The EP represents the culmination of the academic formation, meaning the period to learn the acquisition of general knowledge which constitute the fundamental foundations to the life career of a teacher. The main objective of this document is to report all the experiences resulting from EP, as well as to analyze the activities realized during this academic year. In this regard, the report shows several areas of intervention which are: characterization of surroundings; the relation with the school community; the several trainee teacher assignments in the teaching/learning process; the tasks that contributed to better the relation schoolenvironment; and lastly, the critical reflection about all the work developed. To keep my academic development, this report also includes a study about physical fitness level (AF) of students with or without physical condition training (CF). Thirty-nine adolescents from Penafiel Secondary School (ESP) Portugal, participated in this study. The AF was evaluated using the FItEscola, constituted by tests such as: run back and forth, sit-ups, horizontal jumps, flexibility of lower and upper limbs and push-ups. The conclusions identified in this research showed that in the second application of the FitEscola tests, the Intervention Group presented a significant improvement in relation to the Control Group.Therefore, this study can alert physical education teachers in several schools around the country, to provide time in all their classes related to physical condition training, having in view to improve physical fitness to achieve FitEscola tests and consequently the students´ health and well-being.
Descrição
Palavras-chave
Estágio Pedagógico , Educação Física
Citação