Relação entre o desempenho máximo e a variabilidade do desempenho nas habilidades motoras do salto horizontal e do lançamento da bola em crianças do 1.º CEB

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Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da dissertação de mestrado em ensino de Educação Física nos ensinos básico e secundário pela recomendação CRUP, tem o intuito de relacionar o desempenho máximo da variabilidade do desempenho nas habilidades motoras do salto horizontal e do lançamento da bola em crianças do 1.º CEB. Este documento reúne uma extensiva descrição, análise e reflexão das 2 habilidades motoras que foram realizadas em 3 escolas, estiveram envolvidas e participaram 73 alunos com idades compreendidas entre 6 e os 10 anos. A aptidão física relacionada com a saúde constitui cada vez mais um dos principais objetivos da Educação Física, como consubstanciado nos programas oficiais da disciplina nos diferentes ciclos de ensino. Estes especificam, inclusivamente, a necessidade de proporcionar aos alunos conhecimentos relativos aos processos de elevação e manutenção de aptidão física. Assim sendo, o desenvolvimento da força deve fazer parte da matéria de ensino nas aulas de Educação Física. A força como capacidade motora é uma das principais constituintes das baterias de testes para a aptidão física. Nas baterias de testes mais utilizadas e referidas na literatura, a força tem um papel de destaque, tanto ao nível da performance como ao nível da saúde, o que se confirma pelo número de testes que compõe essas baterias e que avaliam a força. Assim, e com o objetivo de verificar uma eventual associação entre tarefas onde a componente força – nomeadamente na sua componente explosiva – é decisiva, testámos 73 alunos do 1.º CEB (30 rapazes e 43 raparigas), assim como associamos a variabilidade da magnitude dos desempenhos das tarefas do salto horizontal e do lançamento da bola. Os resultados demonstraram uma correlação positiva moderada (r=0,62, p<0,001) entre os desempenhos nas habilidades do salto horizontal e de lançamento da bola. Por outro lado, não foi encontrada associação significativa entre a variabilidade de resultados numa e noutra provas, medida pela variância (p>0,05). Estes resultados, no seu conjunto, apontam para um fator coordenativo comum a ambas as tarefas em causa (uma mais generalizada e outra mais localizada), ainda que, em termos de estabilidade e consistência de resultados, não tenha sido encontrada essa associação, aparentando ser específica de cada tarefa.
Descrição
Dissertação de Mestrado em ensino de Educação Física nos ensinos básico e secundário pela recomendação CRUP
Palavras-chave
desenvolvimento motor , crianças
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