Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/10001
Title: Uma Reflexão Crítica Sobre a Utilização das TIC no Ensino Profissional
Authors: Silva, Vítor Duarte Gomes Cardoso da
Advisor: Reis, Manuel José Cabral dos Santos
Keywords: Ensino de Informática
Ensino Profissional
Issue Date: 12-May-2020
Abstract: O presente relatório enquadra-se no âmbito da conclusão da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática, na Escola de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Neste documento consta a narração de todo o trabalho desenvolvido ao longo do processo da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu no período compreendido entre oito de Janeiro e dezanove de Março de 2019, enquadrado no segundo ano do Mestrado em Ensino da Informática. A Prática de Ensino Supervisionada decorreu com a turma X, do primeiro ano do curso profissional de Técnico de Multimédia, na escola Secundária Morgado de Mateus, em Vila Real. Tanto nas minhas sessões de observação como nas de cooperação e intervenção, apenas foi lecionado um módulo (0146 – Vídeo/Imagem – Captação, Registo e Edição). Com este módulo pretende-se desenvolver conhecimentos teóricos e práticos ao nível da captação e edição de vídeo. São abordados conteúdos teóricos que vão desde o equipamento a ser utilizado, formatos de vídeo, conceitos cinematográficos (planos, ângulos, “storyboard”, etc.) e uma vertente mais prática onde se pretende que os alunos façam todos os processos inerentes à produção de um conteúdo audiovisual (pré-produção, produção e pós-produção). Com este relatório pretendo relatar as vivências, as dificuldades sentidas e a reflexão feita sobre todo o processo desenvolvido.
O presente relatório enquadra-se no âmbito da conclusão da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática, na Escola de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Neste documento consta a narração de todo o trabalho desenvolvido ao longo do processo da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu no período compreendido entre oito de Janeiro e dezanove de Março de 2019, enquadrado no segundo ano do Mestrado em Ensino da Informática. A Prática de Ensino Supervisionada decorreu com a turma X, do primeiro ano do curso profissional de Técnico de Multimédia, na escola Secundária Morgado de Mateus, em Vila Real. Tanto nas minhas sessões de observação como nas de cooperação e intervenção, apenas foi lecionado um módulo (0146 – Vídeo/Imagem – Captação, Registo e Edição). Com este módulo pretende-se desenvolver conhecimentos teóricos e práticos ao nível da captação e edição de vídeo. São abordados conteúdos teóricos que vão desde o equipamento a ser utilizado, formatos de vídeo, conceitos cinematográficos (planos, ângulos, “storyboard”, etc.) e uma vertente mais prática onde se pretende que os alunos façam todos os processos inerentes à produção de um conteúdo audiovisual (pré-produção, produção e pós-produção). Com este relatório pretendo relatar as vivências, as dificuldades sentidas e a reflexão feita sobre todo o processo desenvolvido.
Description: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática
URI: http://hdl.handle.net/10348/10001
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Vítor Duarte Gomes Cardoso da Silva.pdf
  Until 2023-05-12
2,69 MBAdobe PDFView/Open Request a copy
Declaração Vítor Duarte Gomes Cardoso da Silva.pdf
  Restricted Access
764,97 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Validacao Vítor Duarte Gomes Cardoso da Silva.pdf
  Restricted Access
53,62 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.