Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/10001
Título: Uma Reflexão Crítica Sobre a Utilização das TIC no Ensino Profissional
Autor: Silva, Vítor Duarte Gomes Cardoso da
Orientador: Reis, Manuel José Cabral dos Santos
Palavras-chave: Ensino de Informática
Ensino Profissional
Data: 12-Mai-2020
Resumo: O presente relatório enquadra-se no âmbito da conclusão da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática, na Escola de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Neste documento consta a narração de todo o trabalho desenvolvido ao longo do processo da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu no período compreendido entre oito de Janeiro e dezanove de Março de 2019, enquadrado no segundo ano do Mestrado em Ensino da Informática. A Prática de Ensino Supervisionada decorreu com a turma X, do primeiro ano do curso profissional de Técnico de Multimédia, na escola Secundária Morgado de Mateus, em Vila Real. Tanto nas minhas sessões de observação como nas de cooperação e intervenção, apenas foi lecionado um módulo (0146 – Vídeo/Imagem – Captação, Registo e Edição). Com este módulo pretende-se desenvolver conhecimentos teóricos e práticos ao nível da captação e edição de vídeo. São abordados conteúdos teóricos que vão desde o equipamento a ser utilizado, formatos de vídeo, conceitos cinematográficos (planos, ângulos, “storyboard”, etc.) e uma vertente mais prática onde se pretende que os alunos façam todos os processos inerentes à produção de um conteúdo audiovisual (pré-produção, produção e pós-produção). Com este relatório pretendo relatar as vivências, as dificuldades sentidas e a reflexão feita sobre todo o processo desenvolvido.
O presente relatório enquadra-se no âmbito da conclusão da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática, na Escola de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Neste documento consta a narração de todo o trabalho desenvolvido ao longo do processo da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu no período compreendido entre oito de Janeiro e dezanove de Março de 2019, enquadrado no segundo ano do Mestrado em Ensino da Informática. A Prática de Ensino Supervisionada decorreu com a turma X, do primeiro ano do curso profissional de Técnico de Multimédia, na escola Secundária Morgado de Mateus, em Vila Real. Tanto nas minhas sessões de observação como nas de cooperação e intervenção, apenas foi lecionado um módulo (0146 – Vídeo/Imagem – Captação, Registo e Edição). Com este módulo pretende-se desenvolver conhecimentos teóricos e práticos ao nível da captação e edição de vídeo. São abordados conteúdos teóricos que vão desde o equipamento a ser utilizado, formatos de vídeo, conceitos cinematográficos (planos, ângulos, “storyboard”, etc.) e uma vertente mais prática onde se pretende que os alunos façam todos os processos inerentes à produção de um conteúdo audiovisual (pré-produção, produção e pós-produção). Com este relatório pretendo relatar as vivências, as dificuldades sentidas e a reflexão feita sobre todo o processo desenvolvido.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática
URI: http://hdl.handle.net/10348/10001
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Vítor Duarte Gomes Cardoso da Silva.pdf
  Until 2023-05-12
2,69 MBAdobe PDFVer/Abrir Solicitar cópia
Declaração Vítor Duarte Gomes Cardoso da Silva.pdf
  Restricted Access
764,97 kBAdobe PDFVer/Abrir Solicitar cópia
Validacao Vítor Duarte Gomes Cardoso da Silva.pdf
  Restricted Access
53,62 kBAdobe PDFVer/Abrir Solicitar cópia


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.