Uma Reflexão Crítica Sobre a Utilização das TIC no Ensino Profissional

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório enquadra-se no âmbito da conclusão da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática, na Escola de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Neste documento consta a narração de todo o trabalho desenvolvido ao longo do processo da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu no período compreendido entre oito de Janeiro e dezanove de Março de 2019, enquadrado no segundo ano do Mestrado em Ensino da Informática. A Prática de Ensino Supervisionada decorreu com a turma X, do primeiro ano do curso profissional de Técnico de Multimédia, na escola Secundária Morgado de Mateus, em Vila Real. Tanto nas minhas sessões de observação como nas de cooperação e intervenção, apenas foi lecionado um módulo (0146 – Vídeo/Imagem – Captação, Registo e Edição). Com este módulo pretende-se desenvolver conhecimentos teóricos e práticos ao nível da captação e edição de vídeo. São abordados conteúdos teóricos que vão desde o equipamento a ser utilizado, formatos de vídeo, conceitos cinematográficos (planos, ângulos, “storyboard”, etc.) e uma vertente mais prática onde se pretende que os alunos façam todos os processos inerentes à produção de um conteúdo audiovisual (pré-produção, produção e pós-produção). Com este relatório pretendo relatar as vivências, as dificuldades sentidas e a reflexão feita sobre todo o processo desenvolvido.
O presente relatório enquadra-se no âmbito da conclusão da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática, na Escola de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Neste documento consta a narração de todo o trabalho desenvolvido ao longo do processo da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu no período compreendido entre oito de Janeiro e dezanove de Março de 2019, enquadrado no segundo ano do Mestrado em Ensino da Informática. A Prática de Ensino Supervisionada decorreu com a turma X, do primeiro ano do curso profissional de Técnico de Multimédia, na escola Secundária Morgado de Mateus, em Vila Real. Tanto nas minhas sessões de observação como nas de cooperação e intervenção, apenas foi lecionado um módulo (0146 – Vídeo/Imagem – Captação, Registo e Edição). Com este módulo pretende-se desenvolver conhecimentos teóricos e práticos ao nível da captação e edição de vídeo. São abordados conteúdos teóricos que vão desde o equipamento a ser utilizado, formatos de vídeo, conceitos cinematográficos (planos, ângulos, “storyboard”, etc.) e uma vertente mais prática onde se pretende que os alunos façam todos os processos inerentes à produção de um conteúdo audiovisual (pré-produção, produção e pós-produção). Com este relatório pretendo relatar as vivências, as dificuldades sentidas e a reflexão feita sobre todo o processo desenvolvido.
Descrição
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Informática
Palavras-chave
Ensino de Informática , Ensino Profissional
Citação