Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/10006
Title: Exercício físico como uma das estratégias de contribuição da satisfação, bem-estar relativo e redução de abandono escolar
Authors: Moreira, Francisco Getúlio Alves
Advisor: Aranha, Agata Cristina Marques
Keywords: Educação Física
Abandono Escolar
Issue Date: 28-Apr-2020
Abstract: Este trabalho trata de um estudo acerca da contribuição do exercício físico para o bem-estar, relativo à redução do abandono escolar. Sobretudo a prática da Educação Física, considerada por sua grande relevância à saúde do indivíduo, pode vir a auxiliar na sua permanência na escola. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar a influência da disciplina Educação Física e dos projetos de atividades esportivas no bem-estar e na permanência do educando no ambiente educacional. Para tanto, optou-se por realizar um estudo, utilizando uma metodologia qualitativa, que toma como base a abordagem dos principais autores da área. Ademais, com o intuito de analisar a relação entre o rendimento escolar e a prática de Educação Física na escola, foi desenvolvida uma pesquisa de campo em duas escolas (Escola de Ensino Fundamental e Médio Paulo Freire e Colégio Estadual Liceu Professor Francisco Oscar Rodrigues de Maracanaú) . O estudo foi realizado com 200 jovens do 1° ao 3° do Ensino Médio, idades de 15 e os 21 anos e dos dois gêneros (masculino e feminino). Para a obtenção dos dados foi realizado um questionário, observação de campo e entrevista, além de uma subdivisão em dois grupos, considerando a necessidade de estratégias diferentes para pesquisa do tipo quantitativa e qualitativa. As respostas obtidas com as entrevistas permitiu-nos atribuir os significados ao processo de alunos regularmente matriculados e ex-alunos que abandonaram a escola. Os resultados indicam que a inclusão dos esportes nas atividades físicas das escolas contribui positivamente para que os alunos não abandonem a escola, como também desperta o interesse dos alunos pelos estudos, uma vez que a aprendizagem requer motivações pessoais, sociais, econômicas, educativas e familiares, ficando a escola com a responsabilidade de desempenhar o seu papel significativo para conscientização dos alunos alcançarem os benefícios educativos por meio da prática desportiva, uma vez que é a melhor forma de despertar o interesse dos alunos.
This work deals with a study about the contribution of physical exercise to well-being, related to the reduction of school dropout. Above all, the practice of Physical Education, considered for its great relevance to the health of the individual, may come to assist in their stay at school. In this context, the aim of this study was to investigate the influence of the Physical Education discipline and sports activities projects on the well-being and permanence of the student in the educational environment. To this end, it was decided to conduct a study, using a qualitative methodology, which is based on the approach of the main authors in the area. In addition, in order to analyze the relationship between school performance and the practice of Physical Education at school, a field research was developed in two schools (Escola de Ensino Fundamental e Médio Paulo Freire and Colégio Estadual Liceu Professor Francisco Oscar Rodrigues de Maracanaú ). The study was carried out with 200 young people from 1st to 3rd years of high school, ages 15 and 21 years old and of both genders (male and female). To obtain the data, a questionnaire, field observation and interview were carried out, in addition to a subdivision into two groups, considering the need for different strategies for quantitative and qualitative research. The responses obtained from the interviews allowed us to assign meanings to the process of regularly enrolled students and former students who dropped out of school. The results indicate that the inclusion of sports in the physical activities of schools contributes positively so that students do not leave school, as well as arouses students' interest in studies, since learning requires personal, social, economic, educational and family motivations, leaving the school with the responsibility to play its significant role in making students aware of achieving educational benefits through sports, since it is the best way to arouse students' interest.
Description: Tese de Doutoramento expressamente apresentada no âmbito do Curso de Doutoramento em Ciências do Desporto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
URI: http://hdl.handle.net/10348/10006
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:DCDES - Teses de Doutoramento
TD - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Francisco Getúlio Alves Moreira.pdf880,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Declaração Francisco Getúlio Alves Moreira.pdf
  Restricted Access
608,48 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Validação Francisco Getúlio Alves Moreira.pdf
  Restricted Access
124,3 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.