Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/10023
Title: A formação continuada em museus: um estudo de caso com os profissionais da divisão de educação de um Museu de Zoologia no Estado da Bahia, Brasil.
Authors: Santos, Samir Teixeira dos
Advisor: Loureiro, Armando Paulo Ferreira
Keywords: Educação não formal
Educação de adultos
Issue Date: 23-Jul-2020
Abstract: Esta pesquisa teve o intuito de analisar se e como a divisão de educação de um Museu de Zoologia, localizado no interior do Estado da Bahia, Brasil, contribui para a formação profissional continuada dos indivíduos atuantes neste setor educacional. Para isso, investigamos como os profissionais dessa divisão se capacitam para a sua prática educativa nas atividades propostas; verificamos se e como o exercício no ambiente de trabalho contribui para a formação profissional de cada indivíduo atuante na função educativa do Museu de Zoologia; analisamos se e como a instituição Museu oferece e promove formação contínua de âmbito não formal aos seus profissionais; e procuramos perceber o que pensam os profissionais sobre o contributos da formação continuada tida para o seu desenvolvimento profissional. É um trabalho qualitativo, centrado em um estudo de caso, com análise de entrevistas semiestruturada e pesquisa documental, que está organizado em duas partes: a primeira inclui cinco capítulos destinados a uma revisão geral de literatura sobre as três tipologias educacionais, a comunicação na sistema educacional, a aprendizagem do adulto, sua formação profissional, o processo de socialização e desempenho em contexto de trabalho; a segunda parte contém quatro capítulos que apresentam os estudos empíricos, nos quais encontramos a metodologia descrita e a caracterização do ambiente da pesquisa, apresentação e análise dos dados encontrados, e as considerações finais. Com os resultados percebemos a divisão educativa do Museu de Zoologia como fonte de aprendizagem, formação e desenvolvimento profissional para os seus funcionários. Sendo que com a prática do serviço os funcionários têm oportunidade de utilizar competências adquiridas na formação inicial e aprimorá-las, além de promover relação com o público visitante e com os colegas de trabalho. E assim observamos formação profissional continuada em vários momentos e métodos nos âmbitos do Museu.
This research aimed to analyze whether and how the education division of a Museum of Zoology, located in the interior of the State of Bahia, Brazil, contributes to the continued professional formation of individuals working in this educational sector. For this, we investigate how the professionals in this division are trained for their educational practice in the proposed activities; we verify if and how the exercise in the work environment contributes to the professional formation of each individual working in the educational function of the Museum of Zoology; we analyze if and how the Museum institution offers and promotes continuous training of a non-formal scope to its professionals; and we try to understand what the professionals think about the contributions of the continuing education they had for their professional development. It is a qualitative work, centered on a case study, with analysis of semi-structured interviews and documentary research, which is organized in two parts: the first includes five chapters aimed at a general review of the literature on the three educational typologies, communication in the educational system, adult learning, your professional formation, the process of socialization and performance in the workplace; the second part contains four chapters that present the empirical studies, in which we find the described methodology and the characterization of the research environment, presentation and analysis of the data found, and the final considerations. With the results we perceive the educational division of the Museum of Zoology as a source of learning, formation and professional development for its employees. With the practice of the service, employees have the opportunity to use skills acquired in the initial formation and improve them, in addition to promoting relationships with the visiting public and with co-workers. And so we observe continued professional formation at various times and methods within the scope of the Museum.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação Especialização em Educação de Adultos
URI: http://hdl.handle.net/10348/10023
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Samir Teixeira dos Santos.pdf924,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Declaração Samir Teixeira dos Santos.pdf
  Restricted Access
985,37 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Validacao Samir Teixeira dos Santos.pdf
  Restricted Access
181,31 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.