Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/10122
Title: Estrutura do comércio internacional na comunidade dos países de língua oficial portuguesa
Authors: Gouveia, Sofia Helena Cerqueira de
Bindang, Maria
Correia, Leonida Amaral Tomas
Keywords: comércio internacional
língua comum
lusofonia
Issue Date: Sep-2020
Abstract: A influência da partilha de uma língua comum nas economias de países pertencentes a uma comunidade linguística é múltipla, promovendo os fluxos comerciais, de investimento e de migração entre esses países. Este artigo analisa a estrutura do comércio externo na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que inclui o Brasil, Portugal, Timor-Leste e os PALOP - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe), no período 2013-2017. Utilizando a base de dados Comtrade das Nações Unidas, são calculados vários indicadores do comércio internacional, designadamente, o grau de abertura, a taxa de cobertura, os coeficientes estruturais das exportações pela ótica da composição e da direção, bem como o peso do comércio intra-CPLP no comércio total de bens de cada Estado-membro. Os resultados revelam que: (i) o grau de abertura ao exterior é muito distinto dentro da CPLP; (ii) os produtos mais exportados pelos países da CPLP são cacau, café, petróleo, automóveis, metais, carvão, peixe, legumes e frutas; iii) os maiores mercados de destino das exportações são a China, a Índia, Singapura, os Países Baixos e a Espanha; iv) o peso do comércio intra-CPLP no total do comércio externo dos seus Estados-membros é muito baixo, o que sugere que os países da CPLP não têm, ainda, ligações comerciais importantes entre eles. Conclui-se também que a diferenciação nas estruturas comerciais e a existência de barreiras no comércio intra-CPLP coexistem com potencialidades a explorar. Para além da língua, da história comum e das especificidades culturais, todos os Estados-membros são países marítimos, o que representa mais um fator de união, pelo que a CPLP deverá potenciar os diversos laços que unem os seus membros e desenvolver estratégias que permitam uma alavancagem do comércio internacional na comunidade lusófona.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10348/10122
ISBN: 978-989-8780-08-9
Document Type: Conference Object
Appears in Collections:CETRAD - Comunicação em Conferência

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