Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/10192
Title: A criatividade matemática na Educação Pré-Escolar
Authors: Madureira, Ana Mafalda Borges
Advisor: Campos, Helena Maria Barros de
Keywords: criatividade
Educação Pré-Escolar
Issue Date: 8-Jan-2020
Abstract: O presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação PréEscolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, imprescindível para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, baseou-se nas atividades desenvolvidas durante a PES. Este relatório tem uma feição dissertativa cujo tema se centrou na importância da criatividade matemática em contexto escolar de Educação Pré-Escolar. Salienta-se a relevância da criatividade matemática tanto no quotidiano como quando aliada com atividades que tenham como base conteúdos matemáticos. Destacamos a importância do papel do educador para elaborar tarefas que desafiem a criatividade das crianças, preparando-as para o passo seguinte: a entrada na escolaridade obrigatória. Neste trabalho caracterizamos o grupo com o qual tivemos o privilégio de trabalhar, definimos objetivos do projeto curricular de sala e descrevemos a organização e gestão do espaço educativo. Descrevemos algumas das atividades realizadas com este grupo de crianças, salientando a curiosidade e empenho que estas aplicaram no desenvolvimento de cada atividade.
This Supervised Teaching Practice Report (PES) in Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education, which is essential for obtaining the Master's degree in PreSchool Education and the 1st Cycle of Basic Education, based in Supervised Teaching Practice. This report has an essay feature whose theme focused on the importance of mathematical creativity in the school context of Pre-School Education. The relevance of mathematical creativity is emphasized in the daily life when combined with activities based on mathematical content. We highlight the importance of the role of the educator to develop tasks which challenge the children´s creativity, preparing them for the next step, which will be the compulsory education. In this work, we characterize the group with which we had working, we define the goals of the classroom curriculum project and we describe the organisation and management of the educational space. We describe some of the activities carried out with this group of children, highlighting their curiosity and commitment that they applied in the development of each one.
Description: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/10192
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Mafalda Borges Madureira.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.