Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/10231
Title: Resiliência familiar, autoconceito e desempenho académico em jovens universitários : family resilience, self-concept and academic performance of university students
Authors: Borges, Diana Isabel Pinto
Advisor: Antunes, Maria Cristina Quintas
Keywords: autoconceito
desempenho académico
Issue Date: 14-Feb-2020
Abstract: O Autoconceito Académico pode ser definido como a perceção do indivíduo de si mesmo como aluno e como este interage com o ambiente de aprendizagem (Emmanuel, Adom, Josephine & Solomon, 2014). Neste sentido, o Autoconceito Académico refere-se à avaliação que o indivíduo faz do seu sucesso académico (APA, 2015). O Desempenho Académico é considerado como um critério-chave para avaliar as capacidades gerais de cada indivíduo (Raju, 2013). Parece relacionar-se com Autoconceito do estudante, sendo potenciado pelo mesmo (Fryer, 2015; Gniewosz, Eccles & Noack, 2014; Raju, 2013). Assim, pretendeu-se investigar a relação entre o Autoconceito, principalmente o Autoconceito Académico, e o Desempenho Académico numa amostra de 471 estudantes universitários, sendo este o objetivo geral do estudo. Foram utilizados dois instrumentos para medir as variáveis, sendo eles um questionário sobre o Desempenho Académico auto-relatado pelos estudantes e o outro, para avaliação do Autoconceito, o SDQ-III (Faria & Fontaine, 1992). Assim, como esperado, os resultados indicaram diferenças em algumas dimensões do Autoconceito em função do Desempenho Académico, favorecendo o autoconceito académico dos estudantes com muito bom desempenho. Além disso, foi também verificada uma relação preditora do Autoconceito nos Assuntos Escolares em Geral sobre o Desempenho Académico. Concluiu se que se um estudante tem um elevado Autoconceito a nível dos Assuntos Escolares em Geral, essa autoperceção influenciará o Desempenho Académico e, consequentemente, levará a maior sucesso académico.
Academic self-concept may be defined as the individual's perception of himself as a student and how he interacts with the learning environment (Emmanuel, Adom, Josephine & Solomon, 2014). Thus, Academic Self-concept refers to the individual's assessment of his/her academic success (APA, 2015). Academic Performance is considered a key criterion for assessing the overall abilities of each individual (Raju, 2013). It seems to be related to the student's Self-concept and raised by it (Fryer, 2015; Gniewosz, Eccles & Noack, 2014; Raju, 2013). Therefore, we aimed to investigate the relationship between Self-concept, especially Academic Self-concept, and Academic Performance in a sample of 471 university students, which is the general objective of the study. Two instruments were used to measure the variables: a self-reported questionnaire on students' Academic Performance and the other for the assessment of Self-concept, the SDQ-III (Faria & Fontaine, 1992). Under these circumstances, as expected, the results indicated differences in some dimensions of Self Concept according to Academic Performance. Finally, the Self-concept in school matters in general is a predictor of Academic Performance . It was concluded that if a student has a high Self-concept in school subjects in general, this self-perception will influence Academic Performance and, consequently, lead to higher academic success.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10348/10231
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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