Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/10243
Title: A Importância da História da Ciência no Ensino e Aprendizagem - construção de recursos didáticos no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Costa, Manuela Maria Lamas
Advisor: Rodrigues, Isilda Teixeira
Keywords: Alunos do 2.º ano do 1.º CEB
Recursos didáticos
Issue Date: 26-Feb-2020
Abstract: O presente relatório de estágio, fundamental para a obtenção do Grau de Mestre em Educação do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Matemática e Ciências do 2.º Ciclo do Ensino Básico, teve por base o estudo da Importância da História da Ciência no Ensino e Aprendizagem-Construção de Recursos Didáticos no 1.º Ciclo do Ensino Básico, levado a cabo durante a nossa Prática de Ensino Supervisionada, realizada numa escola do concelho de Vila Real. A escolha do tema baseou-se nas dificuldades ao nível de alguns conceitos relativos à Área das ciências, nomeadamente nos conteúdos da disciplina de Estudo do Meio que fomos verificando nas crianças ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no 1.º CEB. A investigação foi realizada com alunos de uma turma do 2.º ano do 1.º CEB e teve como objetivo principal avaliar a aplicação de alguns recursos didáticos de História da Ciência na aprendizagem de alguns conceitos da Área de Estudo do Meio. Trata-se de um estudo de caso, no qual foi utilizado um questionário para recolha de dados. Os resultados permitiram concluir que os alunos se encontravam muito motivados e interessados em realizar os recursos desenvolvidos para a sua aprendizagem, consideramos assim que esta se tornou mais significativa. Este trabalho comporta ainda uma reflexão sobre a PES e concluímos que esta prática contribuiu para a nossa formação, permitindo-nos adquirir e partilhar novas experiências e, eventualmente, ajudar outras pessoas que queiram pôr em prática novas metodologias de ensino.
This Statistical Report, fundamental for the achievement of the Master's Degree in Education of the 1𝑠𝑡 Cycle of Basic Education and Teaching of Mathematics and Sciences of the 2𝑛𝑑 Cycle of Basic Education was based on the study on the Importance of History of Science in the Education and Learning- Construction of Resources Educationals in 1𝑠𝑡 Cycle of Basic Education, Literacy carried out during our Supervised Teaching Practice held at a school in the Municipality of Vila Real. The choice of theme was based on the difficulties in some concepts and behaviors in science área, namely in the contents of the medium study discipline that we were verifying in the children and that we were reacting along the Practice of the Supervised Teaching, in the 1𝑠𝑡 Cycle of Basic Education. The investigation was carried out with students from a 2𝑟𝑑 grade class, had as director objetive to evaluate de aplication study of same Didactic Resousers of History of Science in the learning from the area of Middle Study . It is a study of case, in which a questionnaire was used to collect data. The results allow us to conclude that the students met very motivated and interested in performing the resourses developed for their learning. Considering as soon as this has become more significant. This work also includes a reflection on PES we concluded that contributed to our formation, allowing us to acquire and share new experiences and possibly help others who want to implement new teaching methodologies.
Description: Relatório de Estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/10243
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Manuela Maria Lamas Costa.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Declaração Manuela Maria Lamas Costa.pdf
  Restricted Access
92,93 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.