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Title: Representações culturais e protagonismo sociocultural: estudo de caso na Fundação Casa Grande
Authors: Silva, Adriana Helena Santos Moreira da
Advisor: Ribeiro, Orquidea Maria Moreira
Keywords: Cultura e Desenvolvimento
Protagonismo Juvenil
Issue Date: 15-Mar-2021
Abstract: A Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri tem como propósito incentivar a formação e a qualificação de crianças e jovens da cidade de Nova Olinda (CE), Brazil, e sua região, por meio da vivência de gestão institucional e da compreensão, registro e disseminação dos conteúdos que envolvem Cultura, Patrimônio Cultural, Arqueologia Social Inclusiva, Gestão Social, Turismo Comunitário, Comunicação Social, Produção Cultural e Meio Ambiente, da pré-história à contemporaneidade. O município de Nova Olinda é localizado na Chapada do Araripe, na região metropolitana do Cariri, conhecido pela sua identidade cultural própria, sentimento de pertença e vocações econômicas complementares. Assinala-se, portanto, que a acepção ampla acerca das relações entre cultura e desenvolvimento econômico, instrumento de inclusão social, direito do cidadão e ação integrada com potencial transformador foi, em grande medida, preconizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, as Ciências e a Cultura (UNESCO), por meio de seus fóruns, fazendo evidenciar preceitos dessa natureza nas esferas políticas internacionais como segmento protagonista do desenvolvimento humano. Partindo do pressuposto de que a cultura é o âmbito básico no qual uma sociedade gera valores e os transmite de geração em geração, no qual os indivíduos podem se reconhecer mutuamente, cultivar-se, crescer em conjunto e desenvolver-se, atitudes como a responsabilidade mútua, cuidado com o bem-estar coletivo, melhoria na equidade da região podem colaborar no desenvolvimento, além de contribuir para o perfil final de uma comunidade. Dessa forma, a proposta desta pesquisa foi investigar as representações sociais de experiências de Cultura e Protagonismo Sociocultural a partir do discurso dos “jovens” da Organização Não-Governamental (ONG) Fundação Casa Grande – Memorial do Homem do Kariri. Para isso, foi realizado um estudo de caso cuja metodologia é de natureza qualitativa, mediante revisão de literatura, análise documental e pesquisa de campo, utilizando as representações culturais e sociais para compreender a atuação do imaginário cultural e social sobre o pensamento e a conduta de pessoas e grupos sociais. Com intuito de estabelecer classificações e identificar os elementos das representações culturais e sociais dos sujeitos pesquisados, foram identificadas algumas categorias empíricas que apareceram com mais frequência nos discursos dos jovens: Espaço do Brincar, Aprendizagem, Responsabilidade, Protagonismo, Coletividade e Cidadania. À guisa de conclusão, os resultados do estudo sublinham que a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri impõe-se como campo fértil de múltiplas e ampliadas possibilidades de aprendizado, que todas as atividades propostas e desenvolvidas possuem caráter formativo com a perspectiva de profissionalização; a forte vinculação entre a memória e a identidade possibilitou compreender como decorrem os processos de preservação das heranças simbólicas enraizadas e institucionalizadas. É nelas que as crianças e os jovens se moldam para edificar suas próprias identidades e para pertencer e se afirmar como parte da Fundação Casa Grande. Constatou-se que o desenvolvimento de habilidades nos jovens transcende as questões puramente de formação profissional, mas identificaram-se os sentimentos de autoconfiança, autoestima e visão do futuro. Há um respeito e valorização em ser um menino da Casa Grande na cidade de Nova Olinda, situação que impõe a cada um deles um sentimento de responsabilidade. Existe um estímulo frequente em desenvolver as habilidades de autonomia e protagonismo nos jovens para que estabeleçam relações interpessoais, possibilitando a superação de dificuldades e aprendizagens coletivas, tão importantes para a formação de gestores e líderes reconhecidos pela comunidade.
The Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri aims to encourage the training and qualification of children and young people in the city of Nova Olinda (CE), Brazil, and the region, through institutional management experience and understanding, recording and disseminating contents that comprise Culture, Cultural Heritage, Inclusive Social Archeology, Social Management, Community Tourism, Social Communication, Cultural Production, and Environment, from prehistory to contemporary times. The municipality of Nova Olinda is located in Chapada do Araripe in the metropolitan region of Cariri, well known for its own cultural identity, sense of belonging, and complementary economic vocations. A broad meaning of the relationship between culture and economic development, an instrument of social inclusion, citizen‟s rights and integrated action with transformative potential, to a large extent, advocated by the United Nations Educational Organization Science and Culture (UNESCO), through its forums, showing precepts of this nature in international political spheres as a leading segment of human development is pointed out. Assuming that culture is the basic environment in which society generates values that transmitted from generation to generation, in which individuals can recognize each other, cultivate, grow together and develop, attitudes such as mutual responsibility, care for the collective well-being and improvement inequity in the region can collaborate in the development, in addition to contributing to the final profile of a community. Thus, the purpose of this research is to investigate the cultural and sociocultural experience and the protagonism representation of the speech of the “young people” of the NGO Fundação Casa Grande – Memorial do Homem do Kariri. For this, a case study was carried out, using a methodology of a qualitative nature, through literature review, document analysis, and field research, which uses cultural and social representations to understand the performance of the social and cultural imaginary on thought and conduct of people and social groups. In order to establish classifications and to identify the elements of the cultural and social representations of the researched subjects, some empirical categories appeared more frequently in the young people‟s speeches were identified: Espaço do Brincar, Learning, Responsibility, Protagonism, Collectivity, and Citizenship. In the conclusion, the results of the study highlight that the Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri imposes itself as a fertile field of multiple and enriching possibilities of learning, that all the activities proposed and developed have a formative character with the perspective of professionalization; a strong link between memory and identity made it possible to understand how the processes of preserving rooted and institutionalized symbolic inheritances occur. It is with these that children and young people mold themselves to build their own identities and sense of belonging and assert themselves as part of the Fundação Casa Grande. However, skills development in young people goes beyond purely professional training issues, also accommodating feelings of self-confidence, selfesteem and vision of the future. There is respect and appreciation in being a boy from Casa Grande in the city of Nova Olinda, a situation that imposes a sense of responsibility for each of them. There is a frequent incentive to develop in young people the skills of autonomy and protagonism to establish interpersonal relationships, enabling the overcoming of difficulties and collective learning that is so important for the formation of managers and leaders that are recognized by the community.
Description: Tese de Doutoramento apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para aquisição do grau de Doutor em Ciências da Cultura
URI: http://hdl.handle.net/10348/10365
Document Type: Doctoral Thesis
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TD - Teses de Doutoramento

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