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Title: A Importância da Direção de Comunicação na Imagem Corporativa - o caso do Clube Desportivo de Tondela
Authors: Moutinho, João Manuel Costa
Advisor: Loureiro, Marlene da Conceição Vasques
Martins, José
Keywords: Direção de Comunicação
Diretor de Comunicação
Issue Date: 26-Feb-2021
Abstract: O presente relatório tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas no estágio realizado no Clube Desportivo de Tondela. Ao longo do estágio, as atividades podem dividir-se em duas partes distintas. Primeiramente, as atividades envolvendo a preparação dos jogos, das quais se destacam as atividades realizadas no game day. De seguida, seguem-se as atividades direcionadas para a comunicação digital, das quais se destacam as atividades realizadas diariamente para as várias redes sociais e website, como fotos dos treinos, criação de conteúdos e loja online. Por isso, com o objetivo de compreender a importância que o diretor de comunicação tem na imagem do CD Tondela, devido às suas diversas funções, aplicaram-se dois métodos de recolha de dados: entrevistas, a quatro jornalistas portugueses que, no último ano, realizaram trabalhos no CD Tondela ou tiveram em contacto com o departamento de comunicação do clube; e inquéritos por questionário, a 194 indivíduos com idades a partir dos 16 anos. Os resultados permitem aferir que para se conquistar uma imagem positiva é necessário estudar o público-alvo para o qual se comunica. De acordo com os jornalistas, estes dão preferência pela forma como o clube comunica com eles, particularmente, a personalidade do diretor de comunicação. No que diz respeito aos sócios/adeptos, estes dão preferência à informação e aos conteúdos disponibilizados nas plataformas do clube, no entanto é a interação que os motiva, ou seja, como qualquer adepto de futebol, estes possuem uma necessidade de se sentirem parte integrante e de receberem reconhecimento por essa paixão, por isso, compete ao diretor de comunicação, através das suas capacidades, estabelecer relações favoráveis com todos os interessados. Mais do que tentar encontrar uma conclusão linear, é refletir não só sobre a importância de ter um diretor de comunicação, mas compreender os desafios que o mesmo tem de passar para melhorar a comunicação e, consequentemente, a imagem, tanto de um clube como de uma empresa.
This paper aims to describe the activities developed in the internship carried out at Clube Desportivo of Tondela. Throughout the internship, activities can be divided into two distinct parts. Firstly, the activities involving the preparation of the games, of which the activities carried out on the game day stand out. Then, there are the activities directed to digital communication, of which the activities carried out daily for the various social networks and website are highlighted, such as training photos, content creation and online store. Therefore, in order to understand the importance that the director of communications has in the image of the CD Tondela, due to its diverse functions, two methods of data collection were applied: interviews with four Portuguese journalists who, in the last year, carried out work on the CD Tondela or had contact with the club's communication department; and questionnaire surveys to 194 individuals aged 16 and over. The results allow us to gauge that to achieve a positive image, it is necessary to study the target audience to which it communicates. According to the journalists, they give preference to the way the club communicates with them, particularly the personality of the communications director. About members/fans, they give preference to the information and content available on the club's platforms, however it is the interaction that motivates them, that is, like any football fan, they have a need to feel an integral part and to receive recognition for this passion, therefore, it is up to the director of communication, through his capabilities, to establish favorable relationships with all stakeholders. More than trying to find a linear conclusion, it is reflecting not only on the importance of having a communications director, but also understanding the challenges that he has to go through to improve communication and, consequently, the image, both of a club and of a company.
Description: Relatório de Estágio de Mestrado 2º. Ciclo de Ciências da Comunicação
URI: http://hdl.handle.net/10348/10367
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DLAC - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado



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