Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/10385
Title: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Authors: Alves, José Tiago de Magalhães
Advisor: Mota, Paula
Keywords: Estágio Pedagógico
Prática de Ensino Supervisionada
Issue Date: 31-Jul-2020
Abstract: O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para a obtenção de grau de Mestre e teve como objetivo descrever as vivências enquanto professor estagiário ao longo do ano letivo 2019/2020. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola EB 2,3/ S de Celorico de Basto e monitorizado pelo professor orientador João Varejão e pela professora orientadora Paula Mota, da UTAD. O estágio é o último degrau da formação inicial que nos prepara para longa viagem da profissão de docente. Neste contexto, as atividades desenvolvidas consistiram, nomeadamente: na prática de ensino supervisionada – onde fui responsável por todas as atividades, planeamento, realização e avaliação do ensino numa turma; elaboração do estudo de turma – com o intuito de perceber o tipo de relação existente entre os alunos e as atividades da escola – Corta-Mato Escolar. Em suma, o estágio foi sem dúvida, o momento para pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico e um ponto determinante na minha formação, enquanto docente. Contudo, este não deve ser visto como ponto final na minha formação, mas sim como o início de um longo trajeto de conhecimento profissional.
This document is part of the Pedagogical Intership, integrated in the 2nd Cycle of Physical Education Teaching in the Basic and Secondary of the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. This document is presented as a requeriment to obtain a Master’s degree and had the objetive of describing the experiences as a trainee teacher throughout the academic year of 2019/2020. The Pedagogical Internship was held at Escola EB 2,3 / S of Celorico de Basto and monitored by the advisor professor João Varejão and by the advisor professor Paula Mota, from UTAD. The internship is the last step in the initial training that prepares us for a long journey in the teaching profession. In this context, the activities developed consisted, namely: in supervised teaching practice - where I was responsible for all activities, planning, conducting and evaluating teaching in a class; preparation of the class study - in order to understand the type of relationship between students and school activities - Corta-Mato Escolar. In short, the internship was undoubtedly, the time to put into practice all the knowledge acquired along the academic path and a decisive point in my training, as a teacher. However, this should not be seen as an end point in my education, but rather as the beginning of a long journey of professional knowledge.
Description: Relatório elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
URI: http://hdl.handle.net/10348/10385
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss José Tiago de Magalhães Alves.pdf2,46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Val José Tiago de Magalhães Alves.pdf
  Restricted Access
158,77 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Dec José Tiago de Magalhães Alves.pdf
  Restricted Access
572,14 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.