Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/10435
Title: Relatório da prática de ensino supervisionada
Authors: Moreira, Elisabete Emanuela Barbosa
Advisor: Garrido, Nuno Domingos
Keywords: Estágio pedagógico
Educação Física
Issue Date: 7-Apr-2021
Abstract: O Relatório Final do Estágio Pedagógico, está inserido na Unidade Curricular Estágio integrado no plano de estudos do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico desenvolveu-se na Escola Secundária Dr. João Araújo Correia, em Peso da Régua, no ano letivo de 2018/2019. O objetivo é favorecer o trabalho de conhecimentos teóricos e práticos, adquiridos através de uma prática supervisionada e orientada. Este relatório visa descrever todos os conhecimentos adquiridos ao longo do ano de estágio e as diversas tarefas realizadas e daí, surge a necessidade de refletir sobre todo o trabalho efetuado no decorrer deste ano letivo. A estruturação deste trabalho baseia-se nas linhas orientadoras que regulam e expõem detalhadamente, todo o procedimento do Estágio Pedagógico e encontra-se organizado por diversos pontos específicos, dos quais, o enquadramento pessoal e institucional, organização e gestão do processo de ensino-aprendizagem, as tarefas de relação escola meio, as atividades desenvolvidas, finalizando com uma reflexão critica. Por fim, podemos referir que o Estágio Pedagógico é um momento fundamental, pois contribui para a nossa formação enquanto futuros docentes, pois permite que se coloque em prática todas as competências e conhecimentos que fomos adquirindo, como no aprofundar de novos conhecimentos à realidade.
The Final Report of the Pedagogical Internship is inserted in the Curricular Unit Internship integrated in the study plan of the 2nd cycle in Physical Education Teaching in the Basic and Secondary Teaching of the University of Trás-osMontes and Alto Douro, Vila Real. The Pedagogical Internship took place at Dr. João Araújo Correia Secondary School, in Peso da Régua, in the 2018/2019 school year. The goal is to favor the work of theoretical and practical knowledge, acquired through a supervised and oriented practice. This report describes all the knowledge acquired during the internship year and the various tasks performed and, from there, there is a need to reflect on all the work done during this academic year. The structuring of this work is based on the guidelines that regulate and expose in detail, the entire procedure of the Pedagogical Internship and is organized by several specific points, of which, the personal and institutional framework, organization and management of the teaching-learning process, the middle school relationship tasks, the activities developed, ending with a critical reflection. Finally, we can mention that the Pedagogical Internship is a fundamental moment, as it contributes to our training as future teachers, as it allows us to put into practice all the skills and knowledge we have been acquiring, as in the deepening of new knowledge to reality.
Description: Relatório elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
URI: http://hdl.handle.net/10348/10435
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss Elisabete Emanuela Barbosa Moreira.pdf2,05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Val Elisabete Emanuela Barbosa Moreira.pdf
  Restricted Access
478,17 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Dec Elisabete Emanuela Barbosa Moreira.pdf
  Restricted Access
575,23 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.