Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/10447
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Maria Helena Pessoapt_PT
dc.contributor.authorRodrigues, Letícia Paula Sampaiopt_PT
dc.date.accessioned2021-06-09T09:23:45Z-
dc.date.available2021-06-09T09:23:45Z-
dc.date.issued2021-04-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/10447-
dc.descriptionRelatório de Estágio efetuado no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio constitui um registo fiel de todo o percurso de Estágio efetuado em contexto de Educação em Creche, em contexto de Educação Pré-Escolar e no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo deste Relatório, pretende-se atingir dois grandes objetivos. Em primeiro lugar, procura-se apresentar os resultados de uma inevitavelmente limitada investigação documental relativa ao tratamento dado a duas áreas fulcrais da língua portuguesa, nomeadamente, o léxico e a sintaxe (não deixando de atender a alguns aspetos de semântica frásica). O conhecimento adquirido nestas áreas é fundamental para um exercício pedagógico competente no incremento do início ou da continuação de uma construção bem alicerçada da consciência linguística e da competência linguística, e, por consequência, da competência comunicativa das crianças, razão por que também os conceitos transportados por esses termos são abordados. Naturalmente, partiu-se de objetos textuais específicos, selecionados em consonância com as orientações curriculares fornecidas pela Direção-Geral da Educação, tendo-se procurado estabelecer pontes entre o Português, enquanto sistema semiótico modelizante primário1 , e outras áreas do saber. Em segundo lugar, pretende-se descrever o trabalho desenvolvido no âmbito do Estágio efetuado, incluindo o trabalho de (co)produção de materiais fundamentalmente didático- -sensoriais, destinados a proporcionar às crianças o desenvolvimento da consciência e da competência linguísticas, em associação com o desenvolvimento do raciocínio, do conhecimento do mundo e da criatividade, por meio da perceção sensorial, de maneira a envolvê-las, de forma motivada e ativa, no processo de ensino-aprendizagem. O Relatório organiza-se, assim, em torno de dois eixos essenciais. O primeiro é dedicado à pesquisa de informação teórica relevante sobre o léxico e a sintaxe do Português, procurando- -se averiguar como tal informação se pode articular com a promoção da edificação e do alargamento da consciência linguística e da competência linguística das crianças. O segundo eixo congrega, por um lado, a apresentação das planificações das atividades desenvolvidas em contexto de Creche e no quadro da Educação Pré-Escolar, bem como os resultados da sua concretização, e, por outro lado, a apresentação de guiões pedagógicos semanais, de planos semanais e, também, de planos diários2 destinados ao desenvolvimento de atividades em contexto de ensino no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico, expondo-se os resultados do incremento de todas essas atividades. A este segundo eixo está intrinsecamente associada a já referida (co)produção de recursos didático-sensoriais, de cujo impacto se dará conta. Segue-se uma inevitável reflexão sobre os objetivos alcançados e os que ficaram por alcançar nos diferentes contextos de educação e de ensino.pt_PT
dc.description.abstractThis Final Internship Report is a faithful record of the entire internship course carried out in the context of Daycare Education, in the context of Pre-School Education and within the scope of the 1st Cycle of Basic Education. Throughout this Report, it is intended to achieve two major goals. Firstly, we seek to present the results of an inevitably limited documentary research regarding the treatment given to two key areas of the Portuguese language, namely, the lexicon and syntax (while still addressing some aspects of phrasal semantics). The knowledge acquired in these areas is fundamental for a competent pedagogical exercise in increasing the beginning or continuation of a well-founded construction of language awareness and linguistic competence, and, consequently, of the children's communicative competence, which is the reason why also the concepts conveyed by those terms are addressed. Naturally, specific textual objects were broken, selected in accordance with the curricular guidelines provided by the Directorate-General for Education, with the aim of establishing bridges between Portuguese, as a primary modeling semiotic system, and other areas of knowledge. Secondly, it is intended to describe the work developed within the scope of the Internship carried out, including the work of (co)producing fundamentally didactic-sensory materials, aimed at providing children with the development of their language awareness and linguistic competence, in association with the development of reasoning, knowledge of the world and creativity, through sensory perception, in order to involve them, in a motivated and active way, in the teaching-learning process. The Report is thus organized around two essential axes. The first is dedicated to the search for relevant theoretical information about the Portuguese lexicon and syntax, seeking to find out how such information can be articulated with the promotion of edification and the expansion of children's linguistic awareness and linguistic competence. The second axis gathers, on the one hand, the presentation of the plans as well as the results of the activities developed in the context of Day Care and in the context of Pre-School Education, and, on the other hand, the presentation of weekly teaching guides, weekly plans and also day plans3 for the development of activities in the context of teaching within the scope of the 1st Cycle of Basic Education, as well as the exposure of the results of the increment of all these activities. This second axis is intrinsically associated with the aforementioned (co)production of didactic-sensory resources, the impact of which will be reported. It follows an inevitable reflection on the objectives achieved and those that have yet to be achieved in the different contexts of education and teaching.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEstágiopt_PT
dc.subjectLéxico do Portuguêspt_PT
dc.titleLéxico e Sintaxe do Português: edificação e alargamento da consciência e da competência linguísticas por meio da (co)produção de recursos didático-sensoriaispt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel Letícia Paula Sampaio Rodrigues.pdf4,58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Val Letícia Paula Sampaio Rodrigues.pdf
  Restricted Access
294,08 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Dec Letícia Paula Sampaio Rodrigues.pdf
  Restricted Access
2,45 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.