Televisão Universitária, recepção e identidade: um Estudo de Caso das Representações Culturais na Televisão Unifor

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Resumo
A presente tese de doutoramento tem como proposta o estudo sobre a Televisão Universitária e a representação das identidades culturais para seus públicos. Estabelece para a pesquisa um estudo de caso sobre a TV Unifor, emissora da Universidade de Fortaleza – Unifor, no estado do Ceará, Brasil, instituída em agosto de 2005. Pretende-se, desse modo, constatar como se dá a recepção da programação da emissora em seus conteúdos pelos atores sociais, considerados partícipes dessa construção, ou seja, alunos, professores e funcionários que compõem o escopo da instituição em questão. Procura-se perceber ainda como a concepção de cultura que a grade de programação propõe repercute para a comunidade acadêmica e como esta a identifica. Busca-se conhecer a audiência e a atenção dada à emissora pelo público indicado e como se dá a participação da academia na tessitura dos programas ali exibidos, diante do volume de conteúdo distribuído nos canais de exibição. A Universidade é tratada aqui como nascedouro dos processos de criação, reflexão e escoamento de informações diversas. Considera-se que, nesse espaço de ebulição de pensamentos e ideias, encontram-se elementos que justificam a ancoragem de uma emissora de televisão que dê vazão e visibilidade aos projetos ali desenvolvidos, no que diz respeito a ensino, pesquisa e extensão, tripé de base das Universidades.
The present doctoral thesis has as a purpose of the study the University Television and the representation of cultural identities to their audiences. Establishes as research the case study about TV Unifor, the University of Fortaleza – Unifor broadcaster, in the state of Ceará, Brasil, founded in August 2005. It is intended, therefore, to verify how the reception is received from the broadcaster station's programming on its contents by social actors, participants considered in this construction, by the students, faculty, and staff that integrates the scope of the institution in this study. It also seeks to understand how the concept of culture has a programming grid that proposes repercussions for the academic community and how it identifies. When assessing the data collected from the questionnaires applied in this context, based on the methodology adopted in the investigation, it can be said that university television is not recognized by the institution. Part of the audience is not even aware of its existence. The collaboration in the weaving of the programs shows that the volume of content distributed is fragile in the exhibition channels. The University is treated here as the birthplace of the processes of creation, reflection, and flow of various information. It is considered that in this space of boiling thoughts and ideas, there are elements that justify the anchoring of the TV station that gives flows and visibility to the projects developed there, regarding teaching, research, and extension, University base tripod.
Descrição
Tese de doutoramento submetida para a obtenção de grau de doutor em Ciências da Cultura pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Cultura , Representações Culturais
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