A articulação da Engenharia Didática com a teoria das situações didáticas: aplicação ao estudo da sequência de Fibonacci: Sumário pormenorizado de uma lição síntese

Data
2020-12-11
Autores
Catarino, Paula Maria Machado Cruz
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O trabalho aqui apresentado tem por finalidade refletir sobre alguns modelos de generalização e extensão de sequências numéricas. Assim, em consonância com as orientações da Engenharia Didática como metodologia de investigação e em complementaridade com a Teoria das Situações Didáticas, que permite uma análise minuciosa dos fenómenos relativos ao ensino e à aprendizagem de sequências, descreveremos os elementos principais que constituem as duas fases iniciais de uma Engenharia Didática clássica Engenharia Didática de 1.ª geração), a saber, a fase da análise preliminar e a fase da conceção e análise a priori, ressaltando a conceção de “Situações didáticas” e os possíveis comportamentos e resoluções dos alunos perante essas situações-problema, organizadas com a finalidade de experimentação. Será nesta lição mostrada uma aplicação destas fases da Engenharia Didática e das etapas da Teoria das Situações Didáticas ao caso particular da tão conhecida sequência de Fibonacci.
Descrição
Palavras-chave
Citação