Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/10609
Título: A articulação da Engenharia Didática com a teoria das situações didáticas: aplicação ao estudo da sequência de Fibonacci: Sumário pormenorizado de uma lição síntese
Autor: Catarino, Paula Maria Machado Cruz
Data: 11-Dez-2020
Resumo: O trabalho aqui apresentado tem por finalidade refletir sobre alguns modelos de generalização e extensão de sequências numéricas. Assim, em consonância com as orientações da Engenharia Didática como metodologia de investigação e em complementaridade com a Teoria das Situações Didáticas, que permite uma análise minuciosa dos fenómenos relativos ao ensino e à aprendizagem de sequências, descreveremos os elementos principais que constituem as duas fases iniciais de uma Engenharia Didática clássica Engenharia Didática de 1.ª geração), a saber, a fase da análise preliminar e a fase da conceção e análise a priori, ressaltando a conceção de “Situações didáticas” e os possíveis comportamentos e resoluções dos alunos perante essas situações-problema, organizadas com a finalidade de experimentação. Será nesta lição mostrada uma aplicação destas fases da Engenharia Didática e das etapas da Teoria das Situações Didáticas ao caso particular da tão conhecida sequência de Fibonacci.
URI: http://hdl.handle.net/10348/10609
Tipo de Documento: Outro
Aparece nas colecções:Provas de Agregação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sumario Paula Catarino.pdf4,96 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir
Dec Paula Catarino.pdf
  Restricted Access
1,61 MBAdobe PDFVer/Abrir Solicitar cópia


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.