Relatório de Estágio no Vitória Sport Clube, na equipa de futebol de Júniores C, na época desportiva 2019-2020

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O relatório de estágio, faz parte do processo de avaliação do estágio profissional do curso de 2º ciclo em Ciências do Desporto, com especialização em jogos desportivos coletivos. O estágio foi realizado na equipa de sub-13 do Vitória Sport Clube, na época desportiva 2019/2020, disputando a 2ª divisão do campeonato de Juniores C da Associação de Futebol de Braga. Os objetivos deste relatório visaram a descrição, análise e avaliação do processo de treino, relatando a relação do que foi realizado no treino com os dados obtidos nos momentos competitivos. Foram realizados registos diários, críticas e reflexões para que posteriormente se pudesse chegar a diversas conclusões. Os dados obtidos foram analisados e comparados consoante o modelo de jogo da equipa e serão parte fundamental de todo este relatório, no qual será realizada a sua avaliação e respetivas conclusões. Ao longo desta temporada, foram realizadas 79 unidades de treino, distribuídas por 7 mesociclos, onde o aparecimento do COVID-19, resultou no término dos treinos e da competição. Em relação à metodologia, 79% do tempo total de treino é relativo ao tempo específico de prática desportiva, 15% utilizados para transições e instruções, e 6% para hidratação. O processo ofensivo assume a maior percentagem de tempo gasto, representando 89% do tempo de treino. Os exercícios específicos de preparação geral e os exercícios de preparação para jogo, representam respetivamente 49% e 51% do tempo total de treino, sendo os exercícios de manutenção de posse de bola, os mais utilizados em percentagem temporal (36%). Analisando os momentos de competição, verifica-se que a equipa manteve o seu desempenho constante, dados sustentados pelo nº de golos, nº de vitórias, empates e derrotas, conseguindo-se manter sempre na luta pela conquista do 1º lugar nas duas séries, estando 58% do tempo total de jogo a vencer. Presenciar este contexto de treino, onde a qualidade do trabalho reflete-se no aumento das qualidades dos vários fatores inerentes ao jogo de futebol, torna-se essencial para a aprendizagem e evolução do treinador de futebol.
The internship report is part of the evaluation process of the professional internship of the 2nd cycle course in Sports Science, with specialization in collective sports games. The internship was held in the under-13 team of Vitória Sport Clube, in the 2019/2020 sportsseason, compete in the 2nd division of the Juniors C championship of the Braga Football Association. The objectives of this report aimed at the description, analysis and evaluation of the training process, linking what was done in training with the data obtained in competitive moments. Daily records, criticisms and reflections were made so that different conclusions could be reached later. The data obtained were analyzed and compared according to the team's game model and will be a fundamental part of this entire report, in which its evaluation and respective conclusions will be carried out. Throughout this season, 79 training units were held, distributed over 7 mesocycles, where the appearance of COVID-19 resulted in the end of training and competition. Regarding the methodology, 79% of the total training time is related to the specific time of sports practice, 15% used for transitions and instructions, and 6% for hydration. The offensive process takes the highest percentage of time spent, representing 89% of training time. The specific exercises of general preparation and the exercises of preparation for the game, represent respectively 49% and 51% of the total training time, being the exercises of keeping possession of the ball, the most used in temporal percentage (36%). Analyzing the moments of competition, it appears that the team maintained its constant performance, data supported by the number of goals, number of victories, draws and defeats, always managing to keep fighting for the 1st place in both series, being 58% of total playing time to win. Witnessing this training context, where the quality of work is reflected in the increase of the qualities of the various factors inherent to the football game, becomes essential for the learning and evolution of the football coach.
Descrição
Mestrado em Ciências do Desporto com Especialização em Jogos Desportivos Coletivos
Palavras-chave
Futebol , Metodologia de Treino
Citação