Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/10658
Title: Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Secundária de Felgueiras
Authors: Teixeira, Filipa Cristiana Cunha
Advisor: João, Paulo Alexandre Vicente dos Santos
Keywords: Estágio Pedagógico
Prática de Ensino Supervisionada
Issue Date: 27-Jul-2021
Abstract: O presente documento surge no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no ciclo de estudos conducentes ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, efetuado na Escola Secundária de Felgueiras, no ano letivo 2020/2021. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório, descrevo um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professora estagiária de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, apresento aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas e angústias, mas também recursos, estratégias, e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. O objetivo principal deste documento é demonstrar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas ao longo do ano letivo. Deste modo, este relatório assenta sobre quatro áreas de intervenção, sendo elas: a caracterização dos recursos e das turmas 7ºF e 12ºD; a apresentação e descrição das tarefas do ensino supervisionado; o relato das tarefas desenvolvidas no seio escolar; e por último, a reflexão crítica de todo o processo. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre a influência dos fatores do contexto no desenvolvimento da aptidão física de alunos do 7º ano. Participaram neste estudo n = 116 alunos, tendo recorrido à bateria de testes de aptidão física FITescola para recolha de dados. No tratamento estatístico foi utilizado o teste de Levene, o t-teste “one way” ANOVA e o teste PostHoc Bonferroni. Os dados foram analisados através do software SPSS para um nível de significância de 5%. As conclusões do estudo indicaram que não existe influência dos fatores do contexto no desenvolvimento da aptidão física de alunos do 7º ano, não evidenciando, portanto, o efeito da idade relativa e do local de vivência nestes mesmos alunos. Contudo, e de forma generalizada, relativamente ao efeito da idade relativa, os valores médios obtidos indicaram melhores resultados nos quartis 1 e 2, e piores resultados nos quartis 3 e 4. No que concerne ao local de vivência, os valores médios indicaram melhores resultados obtidos pelos indivíduos do meio rural.
This is a document that makes part of the Pedagogical Internship, merged in the cycle of studies that leads to the Master Degree in Physical Education Teaching within Basic and Secondary Education, from the University of Trás-os-Montes e Alto Douro and carried out at the Secondary School of Felgueiras, in the academic year 2020/2021. Considered the end of one stage and the beginning of another, the pedagogical internships enroll the aim of supporting a whole formation that is intended to be constant, continuous and reflective in a teacher's life. In this report, a set of experiences are described gone with me over the course of an academic year has trainee teacher of Physical Education. Through a censorious and conscious process, I present not only those that were my difficulties, doubts and anxieties, but also resources, strategies and solutions present in the professional development that characterizing my intervention in the various areas of performance. The main objective of this document is to reveal all the internship experiences and to scan the activities carried out throughout the school year. So, this report is based on four areas of intervention, namely: the characterization of resources and classes 7ºF and 12ºD; the presentation and description of supervised teaching tasks; the report of the tasks developed in the school; and finally, a critical thought of the entire process. For the merge of my academic development, this report also covers a study on the influence of contextual factors regarding the physical fitness growth of 7th grade students. n = 116 students engaged in this study, having used the battery of physical fitness tests FITescola for data collection. In the statistical treatment, the Levene test, the “one way” ANOVA t-test and the PostHoc Bonferroni test were used. The data were analyzed using the SPSS software for a significance level of 5%. The end of the study showed that there is no influence of the contextual factors on the development of the physical fitness of 7th grade students, thus not reveling the effect of the relative age and the place of experience in these same students. However, and in a generalized way, regarding the effect of relative age, the average values obtained showed better results in quartiles 1 and 2, and worse results in quartiles 3 and 4. Regarding the place of experience, the average values show better results obtained by individuals from backcountry.
Description: Relatório elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
URI: http://hdl.handle.net/10348/10658
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rel Filipa Cristiana Cunha Teixeira.pdf14,87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Dec Filipa Cristiana Cunha Teixeira.pdf
  Restricted Access
211,52 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Val Filipa Cristiana Cunha Teixeira.pdf
  Restricted Access
125,63 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.